O Cristão como facilitador

1456

Esta é uma afirmação segura. O cristão como facilitador é um tema bíblico e atual. Os cristãos não devem ser obstáculos, mas elementos comprometidos com o fluxo de informações acessíveis para o bem-estar da comunidade. Ser facilitador significa contribuir para que as tarefas sejam realizadas de forma eficiente. Pessoas certas, nos lugares certos e pelas razões certas formam a filosofia do facilitador. Jesus era um facilitador para que os propósitos do Pai fossem cumpridos. Ele orou a noite inteira para a escolha de 12 homens que O ajudariam na empreitada de buscar e salvar o que se havia perdido – o homem morto em seus delitos e pecados (Lucas 19.10; Efésios 2.1-3).

O facilitador chama, convive, dá o exemplo, treina e envia para a missão. Ele não é um teórico. O liderado aprende a fazer fazendo. Jesus sempre levava Seus discípulos para que olhassem o que Ele fazia. Enquanto caminhavam, Ele os ensinava. Como facilitadores, devemos ser pessoas comprometidas com a organização e o organismo de forma apaixonada, pois o elemento hu­ mano é fundamental para o trabalho que realiza. Assim era Jetro, pois ele ensinou Moisés a trabalhar de forma mais eficiente (Êxodo 18.1-27).

Sonhar, abrir caminhos, perseguir metas, estabelecer estratégias, avaliar performance e motivar, são procedi­ mentos dos facilitadores. À semelhança dos professores, eles não ensinam, mas estimulam as pessoas com as quais trabalham a aprenderem. O facilitador é visionário, firme em suas convicções, motivador, empreendedor criativo, mobilizador, sensível, sincero, zeloso e ama o que faz. Ele nunca se acomoda, mas procura estar engajado no trabalho de forma inovadora. Ele é um investidor em talentos. O seu prazer é formar pessoas para serem úteis aos semelhantes. Facilitador gera e forma facilitadores.

O apóstolo Paulo foi um facilitador que gerou facilitadores. Vemos os casos de Tito, Timóteo, Barnabé, Epafrodito e Tíquico. Ao lermos Romanos 16, observamos o reconhecimento do velho apóstolo aos seus facilitadores Aquila e Priscila, chamados de seus cooperadores; outros nomes como Epêneto, Maria, Andrônico, Júnias, Amplíato, Urbano, Estáquis, Apeles, Aristóbulo, Herodião, Narciso, Trifena, Trifosa, Rufo, Asíncrito, Flegonte, Her­ mes, Pátrobas, Hermas, Filólogo, Júlia, Nereu, Olimpas, Lúcio, Jasom, Sosípa- tro, Tércio, Gaio, Erasto, Quarto. Todos estes irmãos eram pessoas de valor, proativos e, portanto, facilitadores no exercício do ministério cristão, na expansão do evangelho de Cristo. Esta é uma galeria de gente facilitadora com qualidade excelente. Devemos imitar o seu exemplo.

Sejamos facilitadores na formação de pessoas comprometidas com o bem-estar do próximo, agindo nas áreas espiritual, ética, emocional, social, ambiental, encorajando e desafiando ao trabalho que produz impacto positivo na sociedade. Devemos trabalhar em nossas comunidades eclesiásticas mobilizando seus membros para o evangelismo e o discipulado. Nas associações de moradores, promovendo a educação ambiental, a coleta seletiva dos resíduos sólidos e orgânicos; coleta do óleo usado, limpeza do bairro, plantação de mudas, aumentando a área verde, transformando terrenos baldios, cheios de mato, animais peçonhentos e insetos, em hortas comunitárias; visitando as escolas e levando a visão de excelência; promovendo a proatividade, assertividade e criatividade, criando bibliotecas comunitárias (farmácia, mercado, padaria), aulas de reforço, esportes etc.

Como facilitadores, nos com pro­ metamos com a ética e as práticas bem-sucedidas de Jesus de Nazaré. O Seu alvo era buscar e salvar o homem perdido. Toda a Sua vida estava comprometida com essa missão muito nobre. Ele deu a Sua própria vida por nós (Mateus 20.28)! Os Seus discípulos, hoje, devem ser facilitadores por excelência. São pessoas apaixonadas pelo que fazem. Não se contentam com o bom, mas buscam o ótimo, excelente. São indignados com a injustiça, ignorância, o analfabetismo, a corrupção, violência e toda a sorte de maldade. O cristão é um facilitador proativo, incisivo, criativo e altamente qualitativo. Devemos ser facilitadores no lar, na igreja, empresa, escola, universidade, sociedade e no país. Cristão, você é uma pessoa facilitadora? Mexa-se!

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Colunista deste Portal 

1 COMMENT

  1. Eu nunca havia ouvido falar sobre essa expressa facilitadores ate que li esse artigo e fiquei interessado dai quero ler os outros artigos valeu .obs:conheço essa palavra no âmbito secular mas mao conhecia sob a cosmovisão crista

Deixe uma resposta