Nossa união com Cristo – II

182

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. (Romanos 6.4)

O batismo nas águas é uma figura do batismo em Cristo pelo Espírito Santo, quando recebemos a revelação de nossa morte com Cristo. Diferente de outras denominações religiosas, cremos que, quando somos nascidos do alto, no mesmo instante, recebemos o Espírito Santo. Não entendemos que seja necessário haver uma manifestação externa para que isso seja um fato.

Cremos que essa vida recebida traz “uma cesta de benefícios espirituais”: vivificação, justificação, batismo no Espírito, salvação e, por consequência, santificação. Um está atrelado ao outro. A partir dessa experiência real, poderemos ser cheios do Espírito Santo. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito. (Efésios 5.18).

Voltemos ao texto de Romanos 6.4 – Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo… A nossa crucificação com Cristo implica que: a) nosso velho homem está crucificado; b) estamos mortos para o pecado; c) estamos crucificados para o mundo e d) estamos crucificados para a lei.

Da mesma forma, o nosso sepultamento com Cristo implica uma realidade espiritual vivida pela fé em nossa morte com Cristo na Cruz do Calvário. Por fim, a nossa ressurreição é a garantia da Nova Vida recebida por essa tão grande salvação. A importância do sepultamento é que ela é um preparo para nossa ressurreição com Cristo. Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.  Romanos 6.4.

Se cremos que fomos crucificados com Cristo, também cremos que fomos sepultados com Ele, concomitantemente, isso nos leva à ressurreição. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado.  Romanos 6.5-7. Algumas versões trazem a palavra plantados em vez de unidos, mas o significado é o mesmo. Assim temos o privilégio de estarmos plantados em Cristo na sua morte, sepultamento e ressurreição.

Uma vez ressuscitados, estamos vivos para Deus e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2.6). Essa nova vida não tem mais prazer nas coisas antigas, nas velhas amizades, nos velhos costumes, na velha maneira de agir, falar, viver, tratar as pessoas. Estamos no mundo, mas o mundo não está em nós.

A nossa posição espiritual hoje é: assentados nos lugares celestiais em Cristo. Fomos reconciliados com Deus. Não nos vemos nessa dimensão ainda, mas, Deus nos vê assim: santos, inculpáveis e irrepreensíveis (Cl 1.22). Enfim, estamos unidos a Cristo e necessitamos aprender a viver como tal. Desfrute desse privilégio hoje mesmo.

Por Marcos Peixoto

Deixe uma resposta