O texto de I João 4.19 bem que podería ser parafraseado em linguagem missiológica: “Nós vamos porque Ele veio primeiro”. Com razão, se fazemos missões hoje, é porque, muito antes de nós, Jesus fez missões ao vir nos salvar. A missão não começa em nós, mas em Deus, que é Quem está em missão. Essa verdade é o que os teó logos chamam de Missio Dei (missão de Deus).
Esse ensino remonta aos tempos da Reforma Protestante, que desafiou a ideia angustiante e opressora de que as pessoas deveríam “conquistar” a salvação por seus próprios esforços. Graças a Martinho Lutero e a outros reformadores, recuperamos a doutrina bíblica de que a Salvação, pela graça mediante a fé, foi providenciada pelo que Deus fez e não pelo que nós fazemos.
Hoje, enquanto pensamos em nos sa missão, devemos considerar esse importante dado teológico, nas pala vras de Christopher Wright “Não é tanto a questão de Deus ter uma missão para sua igreja no mundo, mas sim o de ter uma igreja para sua missão no mundo. A missão não fo i feita para a igreja, mas a igreja foi feita para a missão – a missão de Deus”[2], Vamos relembrar de que forma essa verdade começou a se revelar na Bíblia.
A missão de Deus na Bíblia
Como disse Russel Shedd, “a ta refa de levar o evangelho a todas as criaturas, nações, línguas e povos não era uma novidade do primeiro século. Ela começou no coração de Deus e foi anunciada inicialmente no Antigo Testamento”[3]. De fato, desde cedo o coração missionário de Deus se mos trou na promessa do Redentor (Gênesis 3.15); no chamado de Abraão (Gênesis 12.1-3); na eleição e no chamado de Israel como nação sacerdotal (Êxodo 19.4-6); no Pacto da Lei (Deuteronômio 4.5-8); nos Salmos (Salmos 67.1,2; 45.17; 86.9; 102.15 etc.); nos profetas (Isaías 11.10; 49.6; 56.7; 60.3; 66.18; Amós 9.11; especialmente o li vro de Jonas) e em algumas narrativas, como a inclusão da estrangeira Rute na linhagem messiânica, o envio de Elias à viúva de Sarepta e a cura do siro Naamã por Eliseu, as duas últimas mencionadas em Lucas 4.25-28.
Cumprindo as profecias, Jesus Cristo veio ao mundo na plenitude dos tempos para nos remir e nos conceder a adoção de filhos (Gálatas 4.4,5). “Deus tinha um único Filho e fez dele um missionário”, conforme afirma o missionário inglês David Livingstone, nessa frase a ele atribuída. Após com pletar sua missão na Terra, o Senhor enviou os discípulos para que evangelizassem e fizessem discípulos de todas as nações (Mateus 28.18-20; Marcos 16.15; Lucas 24.46-49; João 20.21; Atos 1.8). Antes, porém, garantiu que todos os povos do planeta ouviríam o Evangelho até a sua vinda (Mateus 24.14). Por fim, Apocalipse traz o retrato do resultado final da mis são de Deus plenamente cumprida, quando uma multidão incontável, de todas as nações, tribos, povos e lín guas estará diante do trono, e perante o Cordeiro, adorando-o (Apocalipse 7.9; cf. 5.9).
Embora a missão de Deus não falhe, uma Igreja local em particular pode, sim, negligenciar a missão, per dendo o privilégio de participar do que Deus está fazendo no mundo, ou, ain da, realizando muitas atividades, mas deixando de corresponder, de fato, à expectativa de Deus quanto ao cum primento de sua parte nessa missão.
A missão de Deus e a missão da Igreja
A teologia da Missio Dei ofereceu uma grande contribuição para a mis- siologia, porém um contraponto precisa ser feito: embora a missão come ce e termine em Deus, não podemos esquecer que a Igreja também possui uma missão, e que essa missão aparece de modo explícito na Bíblia. Essa questão foi muito bem equacionada por John Stott, em seu livro “A missão cristã no mundo moderno” [4].
O teólogo inglês observou duas tendências sobre a forma como os cristãos costumavam entender a missão. A primeira, mais tradicional, tratava a missão cristã como sinônima de evangelismo, e enxergava o mundo como um “prédio em chamas” condenado à destruição, no qual poucos teriam a coragem de entrar numa incursão de resgate e sair o mais rápido possível. Segundo Stott, essa visão tendería a levar os cristãos a evitarem o mundo, reduzindo, assim, sua influência na sociedade.
A segunda tendência, voltada para a Missio Dei, defendia que o primeiro relacionamento de Deus é com o mundo, e não com a Igreja, e que esta seria um instrumento (mas não o único) que Ele usaria para o propósito de restaurar todas as coisas. A crítica que Stott fez em relação a essa visão era que muitas vezes ela confundia revolução com ação de Deus e missão de Deus com graça comum, além do fato de que, embora propusesse o equilíbrio entre evangelização e ação social, a prática denunciava uma ênfase desproporcional.
Considerando as duas tendências, Stott desenvolveu uma teologia de missão bastante consistente. A mis são primordial é a de Deus, pois é Ele quem comissiona, como fez com Abraão, José, Moisés, os profetas e, por último, Jesus. Agora, o Filho é quem envia – como Ele próprio foi enviado (João 20.21). Logo, qualquer reflexão sobre a missão de Deus – e sobre onde a missão da Igreja se encaixa nela – deve desaguar nas palavras finais de Jesus, registradas na Grande Comissão (Mateus 28.18-20; Marcos 16.15; Lucas 24.46-49; João 20.21 e Atos 1.8).
Conclusão
A missão é de Deus, mas não há como participarmos dela ignorando as condições com as quais Jesus nos en viou. Como afirma Jesse Johnson, “a Grande Comissão não é apenas mais uma ordem da Escritura a ser obedecida, mas é a ordem que dá vida a todos os outros mandamentos dados à igreja”[5].
A teologia da Missio Dei nos ajudou a perceber que esse alvo não está solto no ar, que há uma coluna que o segura (o contexto bíblico e histórico) e uma mão que o colocou lá (o Deus da missão). Contudo, se quisermos ter certeza de que acertaremos o “miolo” desse alvo e não somente suas bordas, devemos olhá-lo de perto para ler o que está escrito bem no centro: “Ide, fazei discípulos de todas as nações”.
Nossa parte na missão de Deus é ir e discipular. Vamos fazer isso porque Ele fez primeiro. [2] WRIGHT, Christopher J. H. A missão do povo de Deus. São Paulo: Vida Nova/lnstituto Betei Brasileiro: 2012, p. 30. [3] SHEDD, Russel P. “Missões: a prioridade de Deus”. In: WIN- TER, Ralph D.; HAWTHORNE, Steven C.; BRADFORD, Kevin D. (Eds.). Perspectivas no movimento cristão mundial. São Paulo: Vida Nova, 2009, p. 25. [4] STOTT, John. A missão cristã no mundo moderno. Viçosa, MG: Ultimato, 2010, p. 23-26. [5] JOHN, Jesse. “O alvo global de Deus: o poder da Grande Comissão”. In: MACARTHUR, John; e os pastores e missionários da Igreja Comunidade da Graça. Evangelismo: compartilhando o Evangelho com fidelidade. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2012, p. 38.
Pr. Diogo Carvalho – Extraído do OJB.