Mente Sã

1749

“O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo.” Mateus 13.24.

Quando nascemos nossa mente está “zerada”, ou seja, não temos informações para sobreviver sozinhos, precisamos da mãe para receber alimentação, higiene, proteção e outros cuidados necessários para a sobrevivência. Conforme crescemos, muitas informações são recebidas em todos os momentos do dia a dia. E é essa quantidade de informações e experiências que nos faz o que somos hoje.

Parabéns para você que está podendo ler e ouvir esse texto. Tenho certeza que você passou por muitas situações boas, más, alegres, tristes, de gratidão, e outros sentimentos. Por isso, você está pronto para decidir e gerir o que será semeado em sua mente.

A nossa mente é o campo que está pronto para receber as sementes que serão frutificadas, multiplicadas. Constantemente nós plantamos sementes em nossa mente através dos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e o tato. Estes são os meios responsáveis por aquilo que inserimos em nossa mente, ou seja, tudo o que ouvimos, sentimos e vemos.

Quando Deus criou o homem a sua imagem e semelhança (Gênesis 1.27), deu-lhe o poder de decidir, escolher. Portanto, uma vez que somos humanos, podemos e temos o direito de escolher aquilo que queremos plantar em nossa mente, através daquilo que ouvimos, lemos, assistimos. Lembra-se do ditado popular que diz “O que se planta se colhe”? Se você ouve somente coisas desagradáveis, sua mente só vai pensar coisas desagradáveis, a boca só vai falar coisas ruins, porém se você ouve e lê coisas alegres, boas, com certeza a expressão será gratidão, alegria tanto da sua mente como da boca.

Para refletir:

I) Como você gostaria de ser conhecido, conhecida? Uma pessoa otimista, alegre, sábia ou uma pessoa perdedora, mal humorada, “reclamona”?
II) Qual é o sentimento que gostaria de ter? Alegria, gratidão ou tristeza?
III) Analise o que você assiste, lê e ouve. É o seu momento de escolher. Quer escolher o quê?

Pr Einars W Sturms

Deixe uma resposta