Jesus mostrou o caminho para vivermos de forma plena; mas, igualmente intercedeu para que isso acontecesse (João 16.32,33).
Jesus está voltando para o Pai e deixando os discípulos com a missão de espalhar 0 evangelho entre a Humanidade, e deixa claro que neste mundo teremos aflições. Ele falava do seu retorno aos céus para que os seus discípulos, depositando a fé nEle, tivessem paz, pois intercede por nós.
Nós somos frutos de oração. Como vivemos a resposta desta oração de Jesus?
1.Jesus é a segurança de vida eterna
Jesus intercede para que os homens, criados à imagem e à semelhança de Deus, retornem ao projeto original antes do pecado. Quando Jesus fala “glorifica-me”, era para retornar à posição de glória anterior, antes da fundação do mundo (João 17.3-5).
Jesus morreu e ressuscitou para que tivéssemos acesso ao projeto original da vida. Deus não precisa da nossa intercessão, não precisa que façamos nada, mas Ele nos permite participar da obra dEle (Filipenses 3.20,21).
Precisamos ter o coração sensível para orar, interceder e dar evidência do evangelho, pois sou cidadão do céu.
2. Jesus intercede por proteção na verdade
A alegria de Jesus vem da presença de Deus conosco, independente das circunstâncias. Como discípulo de Jesus, enfrento as provações de forma diferente, apesar das tristezas momentâneas, pois tenho a certeza de que sou forjado a viver de acordo com os planos de Deus (João 17.13,14).
Jesus ora por proteção aos discípulos, mas também nos alerta para não deixar brechas para satanás. (I Pedro 5.8).
Somos peregrinos na terra, nossa passagem aqui é muito curta se comparada a Eternidade, que passaremos com Jesus no céu (João 17.15,16).
Não permita ser contaminado pelas mentiras e paixões que 0 mundo oferece. Somos separados para viver em santidade (João 17.17-19)!
3. Jesus intercede pelo cumprimento do propósito de Deus em nós
Não somos espectadores do propósito de Deus, mas coparticipantes. Jesus intercedeu para que fizéssemos a diferença. Para isso, precisamos crescer na intimidade com Deus e santidade através da oração, leitura bíblica e relacionamentos com os irmãos (Ler João 17.20-23).
Jesus orou por nossa unidade. Jesus é 0 centro da Igreja e usa as nossas vidas como canal de bênção. Somos como flechas lançadas com 0 propósito de atingir o alvo.
Jesus orou para que 0 mundo fosse impactado por nós, e assim saber que Deus amou 0 mundo e enviou 0 Seu filho para morrer por nós, porque
Ele também os ama. Esse é o nosso verdadeiro propósito aqui; nosso alvo é dar evidências do amor de Deus.
Conclusão
Jesus intercedeu para sermos agentes de transformação, pacificadores nesse mundo caótico que clama por salvação. O processo para ser verdadeiros discípulos, cumprindo 0 que Jesus nos ensina, começa com a minha decisão pessoal; só consigo dar a outro aquilo que eu tenho. O sacrifício da cruz foi uma obra intercessora, em favor de nós.
1. Você decide ser um intercessor por salvação?
2. Você decide confiar, buscar em Deus e se proteger das armadilhas
do mundo?
3. Você decide caminhar de acordo com 0 propósito de Deus para sua vida?
Um dos conteúdos da campanha Vamos Completar a Missão.
Por Edemílson Vieira