Igreja Missionária

1203

No capítulo 13 de Atos somos apresentados à Igreja de Antioquia, uma Igreja missionária. Fundada por cristãos que se dispersaram por causa da perseguição, aquela Igreja se destacou na evangelização e na ação social. Ali os discípulos de Cristo foram, pela primeira vez, chamados de cristãos.

O que aprendemos com os irmãos e irmãs de Antioquia?

Uma Igreja missionária é uma Igreja espiritual. Lemos que, em Antioquia, os crentes oravam e jejuavam. Eles viviam em comunhão com Deus, e a expansão missionária nada mais era do que uma consequência daquela comunhão. Amados, é a evangelização que autentica o avivamento!

Uma Igreja missionária é uma Igreja generosa. Quando o Espírito Santo disse aos irmãos que separassem Paulo e Barnabé para a obra da evangelização mundial, eles se dispuseram a abrir mãos daqueles líderes tão importantes. Eles não fizeram como o Mar Morto (que só recebe as águas), e sim como o Mar da Galileia (que as passa adiante).

Uma Igreja missionária é uma Igreja comprometida. A Bíblia diz que os cristãos de Antioquia impuseram as mãos sobre Paulo e Barnabé e, em seguida, os despediram. É a Igreja que envia, é a Igreja que sustenta! Se você não pode ir, então ajude quem vai. Os missionários dão tudo de si. O que temos dado de nós?

A história nos diz que a Igreja de Antioquia foi uma das maiores dos primeiros séculos. Ao investirem na vida daqueles que estavam distantes, aqueles irmãos receberam a bênção do Senhor.

Desse modo, eles nos deixaram um exemplo e uma lição. Que Deus faça da nossa Igreja, também, uma Igreja missionária, para a glória de Jesus!

Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal

Deixe uma resposta