Felizes são os humildes de Espírito

1979

“Bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o Reino dos céus” (Mateus 5.3).

Mais que felizes, felicíssimos os humildes (desprovidos, pobres, simples, singelos) de espírito, conscientes de suas fraquezas, destituídos de orgulho espiritual. Destes, é o Reino dos céus. Neste Reino não entram os acometidos de super-espiritualidade, os exclusivistas, os arrogantes e os legalistas. Entram os humildes, os que reconhecem suas fraquezas, suas mazelas, suas angústias e seus medos. É o Reino dos servos, dos que servem ao Senhor e uns aos outros como amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta (1 Coríntios 13.4-8).

São felizes os que dependem do Senhor. Os que reconhecem suas limitações e falhas. Que vivem a simplicidade de Cristo. O Seu modo de servir (Mateus 20.28). A Sua paixão pelas pessoas perdidas, sem direção. Felizes são os que se curvam diante do Senhor e pedem misericórdia todos os dias. Adoram o Senhor em espírito e em verdade (João 4.24). São os que têm a sua vida transformada pelo evangelho da graça. Por esta razão, exultam com a graça de Deus.

Os humildes de espírito são felizes porque estão ‘contidos no contentamento’. Aprenderam a viver em toda e qualquer situação. O seu prazer é o Senhor. Eles são simples como as pombas e prudentes como as serpentes. Vivem contentes com a sua caminhada cristã, na intimidade com o Mestre, aprendendo com Ele que é manso e humilde de coração (Mateus 11.29). O seu coração está sempre grato ao Senhor por todos os benefícios recebidos em Cristo Jesus.

Sim, são muito felizes os humildes de espírito porque o seu modelo de vida é o Senhor Jesus, Aquele que, sendo Criador e Sustentador de todas as coisas, não tinha onde reclinar a Sua cabeça. Nasceu numa manjedoura sendo Rei dos reis e Senhor dos senhores. Mais que felizes são os que têm um coração e uma mente semelhantes aos de Cristo Jesus.

São muito felizes os quebrantados de coração. Os que se arrependem de seus pecados, de seus malfeitos e de sua natureza inclinada à desobediência. O Senhor se regozija nos que reconhecem a Sua Grandeza, Sua Majestade, Sua Santidade, Sua Justiça e Seu Amor.

Os humildes são os quebrantados pelas coisas que quebrantam o coração de Deus (Bob Pierce). São os que valorizam as pequenas coisas, agradecem a provisão e a proteção de Deus. Celebram a comunhão à mesa. Aprenderam a dar graças e a viverem a solidariedade do evangelho. Os humildes de espírito estão na contramão da religião que propaga o orgulho espiritual. Foi Jesus quem disse esta grande verdade: “Bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o Reino dos céus” (Mateus 5.3). Jesus falou, ta falado!

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Colunista deste Portal  

Deixe uma resposta