No texto de Gênesis 9.20-29 encontramos uma nota triste no meio de uma história bonita. A passagem nos mostra a importância de fecharmos a porta para o pecado na nossa família. O dilúvio ficara para trás, e Noé estava prestes a completar sua missão de forma irrepreensível, mas… ao embebedar-se, colocou sua casa outra vez no meio de um vendaval.
Até o melhor dos homens está sujeito a errar. O vírus do pecado havia sobrevivido ao dilúvio – e o seu hospedeiro era Noé. Somos todos fracos e estamos sujeitos a cair.
A bebida derrubou Noé e tem transtornado a muitos. No túmulo de um antigo faraó foi encontrada a seguinte inscrição: “Sua estada terrestre foi devastada pelo vinho e pela cerveja, e o espírito lhe escapou antes que fosse chamado”. Um alcoólatra afirmou: “Bebemos buscando a felicidade e encontramos a dor; bebemos para ser sociáveis e tornamo-nos briguentos; bebemos para fazer amigos e ganhamos inimigos; bebemos para nos sentir livres e nos tornamos escravos; bebemos para saudar a vida e provocamos a morte”. E há um provérbio que diz: “Primeiro o homem toma a bebida, e depois a bebida toma o homem”.
Um dos filhos de Noé, chamado Cão, viu a embriaguez de seu pai como uma cena engraçada. Ele mostrou falta de respeito pelo patriarca, e foi censurado por isso. Já Sem e Jafé, seus irmãos, agiram de forma correta.
Esse é um episódio que nos leva a refletir.
Noé amaldiçoou seu filho e sua descendência, mas a maldição entrou na família por uma porta que o próprio patriarca havia aberto.
Cão e Canaã sofreram mais com o incidente do que o próprio Noé, e às vezes o castigo é maior para quem comenta o pecado do que para aquele que o comete.
Sem e Jafé cobriram respeitosamente o seu pai, o que nos lembra que o amor cobre uma multidão de pecados (1 Pe 4.8). Há perdão para quem se arrepende e busca a Cristo.
Existe alguma porta para o pecado que precisa ser fechada na sua família? Existe alguma porta pra o pecado que precisa ser fechada na sua vida? Família abençoada é aquela diante da qual o Senhor coloca uma porta aberta… e que toma a iniciativa de fechar todas as portas para o pecado!
Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal