Agora, Senhor, o que devo esperar? És minha única esperança. (Salmos 39:7).
As catástrofes são situações dolorosas e agressivas, causadas por um acidente grave ou uma série de acidentes graves.
Os desastres naturais têm como causa algum impacto de fenômeno natural de grande intensidade sobre uma região povoada. Os desastres humanos são aqueles gerados pelas ações ou omissões humanas, como acidentes de trânsito, incêndios industriais e contaminações de rios.
Em ambas as origens das catástrofes no mundo, vidas preciosas são perdidas e famílias destruídas sem volta. A desolação e o sentimento de desamparo fragilizam as almas e esmigalham os ânimos.
Porém a maior catástrofe que o ser humano sofreu foi a separação de Deus, por causa da rebeldia do nosso próprio coração. Cada um busca o seu próprio interesse e dirigir seu destino independente do único Deus verdadeiro, criador do Universo.
O pecado entrou não só na raça humana por meio de Adão, mas também em toda a natureza, que geme como em dores de parto. Por isso, não somente nós sofremos, mas também o planeta tem sofrido por causa da desobediência e rebeldia do ser humano.
A nossa vida é breve e passageira, não passa de um momento, porém, mesmo assim, achamos que dominamos o mundo e tudo precisa girar à nossa volta. Mas somos como um sopro, como nuvens levadas pelo vento. Acumulamos riquezas sem saber quem as gastará.
A Bíblia diz: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações (Jeremias 17:9-10).
Disse o salmista: Agora, Senhor, o que devo esperar? És minha única esperança (Salmos 39:7). Diante de tanta desolação neste mundo, a nossa única e verdadeira esperança só pode vir de Deus. Ele mesmo enviou o Seu único Filho, Jesus Cristo, para morrer a nossa morte na cruz. A minha afronta contra Deus, o meu pecado, foi colocado em Jesus naquela cruz para que juntamente com Ele a minha natureza perversa morresse (Efésios 2.1-10).
A minha esperança hoje só é possível, pois Jesus Cristo ressuscitou, vivo está e voltará para buscar os seus. Entregue-se hoje confessando o seu pecado e crendo que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para ser a tua vida, perdoando todos os teus pecados.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).
Pr. Eric Gomes do Carmo