O atacante Alexandre Pato revela detalhes de sua carreira e sua relação com Deus em um artigo publicado nessa terça-feira (31) no site de esportes The Players’ Tribune. No texto, o jogador explica “o que realmente aconteceu com Pato” desde as frustrações na carreira até seu encontro com Jesus.
Nascido no interior do Paraná, o atleta foi revelado pelo Internacional e jogou seis anos na categoria de base do clube. Ele saiu de casa aos 10 anos de idade.
Ainda adolescente, Pato teve que lidar com a notícia de que poderia perder seu braço esquerdo em 24 horas. Na época, sua família não tinha condições de pagar a cirurgia, então seu pai tentou convencer o médico.
Sendo assim, a notícia foi positiva. “‘Não se preocupe, eu faço de graça para o seu filho’”, continua o jogador, que concluiu: “Foi um milagre.”
Um mês antes de completar 18 anos, no ano de 2007, Pato foi contratado pelo Milan, onde viveu uma fase de sucesso no clube italiano. Em 2013, o jogador acertou com o Corinthians mas não teve uma boa passagem pelo clube e foi emprestado ao São Paulo. Logo depois o atacante passou por times como o Chelsea, Villarreal e Tianjin Tianhai, até que entendeu que “que precisava mudar”.
Em 2017, Alexandre estava na China, solteiro e morando com um amigo. Na época ele estava buscando cuidar de sua saúde mental e de seus relacionamentos. Ele diz que foi um período em que “amadureceu” e “estava jogando bem”, mas ainda buscava se preencher com diversão.
Mudança de vida
Pato então decidiu voltar ao Brasil e mandou uma mensagem para Rebeca Abravanel, que até então era sua amiga. “Quer dar uma volta?”, ele perguntou. “Vamos tomar um café”, ela respondeu.
“Eu me encontrei com ela e depois de poucos segundos… Cara, é isso o que eu quero. Chamei ela pra sair de novo. Coloquei uma roupa bacana, fiquei todo no estilo. Ela disse: ‘Vamos à igreja’”, ele conta. “Igreja?”, pensou consigo.
Foi então que o jogador viveu algo inesperado: “Cara, que surpresa. A Bíblia tinha todas as respostas que eu estava procurando há anos. Olhei para o céu e falei: ‘Senhor, não quero mais aquela vida’. Naquele dia tudo mudou para sempre.”
Desde então, Pato diz que passou a viver uma realidade totalmente diferente.
Desde 2021, ele joga no Orlando City e hoje, aos 32 anos, tem a esperança de disputar uma Copa. “Mas essas coisas acontecem no tempo de Deus. Eu vivo o hoje. O resto é com Ele”, destaca.
Por Victor Rodrigues