“Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece” (Provérbios 24.3)
Edificar um lar é ocupação que exige sabedoria e entendimento. É o tipo de coisa que todos querem, mas que nem todos alcançam. Isso porque, como tudo o mais na vida, a tarefa de erguer uma casa pode ser feita de duas maneiras: do jeito fácil ou do jeito certo.
Um lar feliz se edifica com quatro “cons”:
1) CONVIVER. Trata-se de um relacionamento intenso, íntimo e duradouro, que requer paciência, respeito e boa vontade. Conviver é “viver com”. É partir o pão, é dividir a vida. É algo que envolve limites, amor e perseverança.
2) COMPARTILHAR. Convivemos para compartilhar! No lar, tudo é dividido – tanto as experiências boas quanto as ruins. Nossa casa é onde devemos dar o melhor de nós. Às pessoas de nossa casa precisamos dar de nós mesmos. Diga “não” ao egoísmo e ao isolamento!
3) CONCEDER. Na vida em família, ceder é indispensável. Não pode ser tudo na nossa hora nem do nosso jeito. Esse é o custo da convivência harmoniosa. Há gente que deseja sempre ter a última palavra e que briga por tudo. Mas se cada um ceder um pouco, encontra-se o ponto de equilíbrio.
4) CONCORDAR. “Como andarão dois juntos se não estiverem de acordo?”, pergunta-nos a Palavra de Deus. Os membros da família devem ter objetivos comuns, olhar na mesma direção, trabalhar pelo mesmo resultado. Você procura e promove a concórdia?
Sabedoria e entendimento: Deus os colocou em nossa casa para abençoá-la!
Construamos utilizando os quatro “cons” e, com a ajuda do Senhor, edificaremos um lar que jamais será abalado!
Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal