O dia 5 de novembro de 2021 ficará marcado na história e no coração de muita gente. Esse foi o dia da morte de Marília Mendonça, cantora sertaneja de 26 anos e que vinha fazendo um enorme sucesso.
Marília Mendonça foi a cantora que marcou a reviravolta da música sertaneja, trazendo o protagonismo para as mulheres num estilo que era dominado por homens. Podemos dividir a música sertaneja em dois momentos: antes de Marília Mendonça e depois de Marília Mendonça.
Mas como explicar a morte “prematura” dessa cantora? Nem sei se foi prematura, afinal, quem pode dizer isso? Estaríamos falando na visão dos homens, mas não é o homem quem controla isso. Sendo assim, não podemos explicar.
Uma coisa é certa: a morte chega para todos. Ela não vem baseada no sexo, na idade, na fama, no sucesso, na religião… ela apenas vem. E quando ela chegar, você estará preparado?
Vejo muitas pessoas vivendo como se nunca fossem morrer, melhor dizendo, como se nunca fossem prestar contas a Deus. Essas pessoas são cegas, mortas espiritualmente, estão afundadas na sua ignorância e acreditam que devem “aproveitar” tudo que puderem neste mundo. Mas é assim?
A bíblia fala de um homem que tinha muitos bens. Em determinado momento, suas terras produziram muito, e o que ele fez? Ele pensou, pensou e disse que construiria celeiros maiores para guardar mais e mais. Além disso, ele se mostrava muito tranquilo, já que só pensava nos suprimentos para sua existência: “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga” (Lucas 12:19).
Mas alguém poderia dizer: “Há algum problema nisso?”. Não, não há problema em ser rico, não há problema em ter reservas para o futuro… o problema é que aquele homem só pensou na questão material. Em nenhum momento o texto diz que ele cuidou da sua vida espiritual, esse foi o problema. E agora, o que ele poderia fazer? “Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20).
Marília Mendonça morreu. Eu não sei a situação espiritual dela, não sei se ela era serva de Jesus ou não, mas uma coisa eu sei: da mesma forma que ela morreu de repente, sem que ninguém esperasse, sem que a morte avisasse, você também não será avisado. A morte virá, chegará e “o que tens preparado, para quem será?”.
Você pode viver como quiser, pode se planejar para o futuro, pode guardar suas reservas, mas, e se morrer hoje?
Por Wanderson Miranda de Almeida
Colunista deste Portal