Coração Enganoso

1989

Este é o diagnóstico do Senhor por meio do profeta Jeremias (17.9,10). Temos um coração enganoso, perverso, inconstante e pernicioso. Estamos mais propensos à autossuficiência, arrogância e justiça própria do que a simplicidade, humildade e mansidão de Cristo.  Em vez de fazermos o bem, concebemos o mal.  Esta era a luta atroz do apóstolo Paulo (Romanos 7.15-25). Em vez de sermos autênticos, somos dissimulados e em muitos eventos de nossa vida fingimos ser o que não somos.  Praticamos coisas que desagradam ao Senhor. Somos complicados, sofisticados e independentes. Em relação às nossas atitudes e aos nossos atos, em muitas ocasiões, não prestamos contas a Deus e nem aos mais chegados.

Quantas vezes justificamos os nossos erros e entristecemos o nosso Pai que nos deu a vida significativa, abundante e triunfante.  Em vez de vivermos no Espírito satisfazemos as obras da carne. Afagamos o nosso ego. Alimentamos os nossos desejos não éticos. Tentamos vencer nossas taras com a força da mente e do braço. Isto é simplesmente inútil. Colocamo-nos no trono do nosso próprio ego e tomamos as decisões que mais nos agradam ou apetecem. O centro do nosso ser é Cristo Jesus. Quando agimos de forma diferente disso, tudo vai mal. Quantas vezes o nosso coração tem reservado coisas que não são de Deus. Via de regra, somos interesseiros. 

O nosso coração enganoso só pode ser vencido com a vida de Cristo em nós. Como Paulo, devemos dizer com convicção: “Não mais eu, mas Cristo” (Gálatas 2.20). Nele, somos mais que vencedores (Romanos 8.37). No Senhor vencemos os terríveis obstáculos que nos impedem de ser Seus discípulos, comprometidos às raias da morte. O nosso coração pode nos enganar, mas o Senhor jamais. Que o Senhor nos livre desse coração ruim e perverso. Que andemos como Jesus andou, em plena obediência ao Pai (1 Joao 2.6). 

Vençamos o coração enganoso, doente e perverso, confiando na suficiência de Cristo, o Senhor. Enquanto estamos nesse corpo debilitado, somos inclinados ao erro, a desagradarmos a Deus. Somente Deus, o nosso Pai, pode tratar o nosso coração. Abandonemos o coração enganoso e vivamos o coração sincero e coerente. Deixemos de lado o coração enganoso e vivamos o coração verdadeiro, regenerado, solidário, puro e altamente enternecedor para a Glória de Deus! 

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
www.oswaldojacob.com  

Deixe uma resposta