Proclamar a verdade ao mundo é um doce e salutar imperativo da parte do Senhor aos seus servos, que precisam cumprir com a missão, obedecendo e se esmerando pelo melhor. Tal atitude, fazer a vontade do Senhor, traz alegria interior, prazer espiritual e estabilidade na fé.” (pastor Vanderlei Batista Marins – presidente da CBF e pastor da PIB Alcântara – RJ)
Foi através dessa visão que a Convenção Batista Fluminense (CBF) realizou a sua 114ª Assembleia, nos dias 13,14 e 15 de julho, na Primeira Igreja Batista em Arraial do Cabo, localizada na Região dos Lagos (RJ), tendo à frente o pastor Carlos Henrique Soares. Foram mais de 500 pessoas participando ativamente de cada sessão e cultos realizados, fazendo parte de momentos abençoadores e que ficarão marcados em nossa história.
No entanto, apenas um dia antes do início oficial do evento, na quarta-feira (12) a Igreja recebeu a Assembleia Geral da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – Seção Fluminense, que reuniu diversos irmãos ao longo de três sessões durante todo o dia. Inclusive, no mesmo momento acontecia também, na Terceira Igreja Batista em Arraial do Cabo – RJ, a comemoração do Jubileu de Malaquita da União de Esposas de Pastores Batistas Fluminense, que completou seus 56 anos de existência.
Na quinta-feira (13), iniciam os de fato a nossa Assembleia, às 16h, com as oficinas: Regras Parlamentares dos Batistas Brasileiros (pastor Vanderlei Marins); Lições que aprendí no Ministério Pastoral (pastor Geraldo Geremias); Liturgia para uma Igreja Contemporânea (pastor Elildes Fonseca); Educação Cristã para os Dias Atuais (pastor Samuel Pinheiro, Vânia de Paula e Tânia de Lima); Impacto da LGPD nas Igrejas (pastor Marcelo Rosa) e A Igreja e sua Administração (pastor Almir Pereira). À noite, tivemos a primeira sessão com o expediente e a aprovação do Programa Provisório. Também foram feitas as saudações aos visitantes e autoridades, onde o prefeito da cidade, Marcelo Magno, esteve presente, e a mensagem foi levada pelo orador pastor Elildes Fonseca, da Primeira Igreja Batista em Cabo Frio – RJ.
Já na sexta-feira (14), a segunda sessão aconteceu logo pela manhã, com participações musicais e a Palavra sendo ministrada pelo primeiro vice-presidente da CBF, pastor Luciano Cozendey, da Primeira Igreja Batista em Rio Bonito – RJ. À tarde, a terceira sessão ficou marcada por relatórios, renovação do Conselho, arrolamento de novas Igrejas, aprovação de atas e assuntos especiais, e a mensagem foi levada pelo pastor Mauro Sanches, da Primeira Igreja Batista em Parque Alian, em São João de Meriti – RJ. O dia se encerrou com a 4a sessão, quando foi realizada a “Noite Missionária”, em que a equipe de Missões Estaduais teve a oportunidade de compartilhar com os presentes a Campanha de 2023 “Deus é Por Nós” e o comissionamento dos novos jovens missionários.
Por fim, no sábado (14), último dia, foi a vez das organizações da CBF realizarem as suas próprias assembleias durante manhã e tarde. E para fechar o evento, à noite celebramos a 5a sessão e o Centenário da PIBAC, com o Grande Coro e Orquestra da Associação Litorânea e a mensagem pregada pelo pastor Vanderlei Marins. Foram muitos momentos emocionantes e marcantes vividos durante esses quatro dias e nós, da Convenção Batista Fluminense, somos gratos a cada pessoa que participou, ajudou e esteve presente realizando alguma função para que todas as programações aconteces- sem com ordem e, principalmente, para honrar e glorificar o nosso Deus.”
Decom/CBF