Contribuir em agradecimento a Deus

1197

Em 2 Coríntios 9, o apóstolo Paulo incentiva a contribuição da igreja da capital da Acaia aos que estavam sem recursos em Jerusalém: “Agora, quanto à assistência em favor dos santos, não há necessidade de que vos escreva, pois estou certo da vossa disposição, da qual me orgulho de vós diante dos macedônios, dizendo que a Acaia está pronta para contribuir desde o ano passado. E o vosso empenho tem motivado muitos outros.”

O apóstolo Paulo aproveita a oportunidade do ato de solidariedade que assistirá os irmãos de Jerusalém e ensina aos coríntios que a contribuição é, acima de tudo, fruto da gratidão a Deus em seus corações.

Dessa forma, podemos dizer que contribuir é um privilégio, porque podemos compartilhar a bênção da salvação em Cristo com aqueles que carecem de salvação.

Contribuir é, também, demonstrar a todos que Cristo veio como o Salvador do mundo. É prestar toda a nossa adoração ao Cordeiro de Deus. É poder propagar missões no nosso Estado, no Brasil e no mundo. É promover a Educação Cristã para que a Palavra de Deus possa ser ensinada aos que necessitam conhecê-la. É sustentar a obra social aliviando o sofrimento dos que nada têm. É ter um coração alegre por poder participar do sustento da obra de Deus neste mundo.

Nos versos a seguir, o apóstolo mostra porque precisamos ser gratos a Deus:

  1. “Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus” (2 Coríntios 9.11).
  • “O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus” (2 Coríntios 9.12).
  • “Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros” (2 Coríntios 9.13).
  • “Graças a Deus por seu dom indescritível!” (2 Coríntios 9.15).

John Stott, ao comentar esses versos, diz: “A contribuição cristã autêntica leva as pessoas a agradecer a nós, os doadores, e também a Deus. Elas passam a ver nossa doação à luz da graça indescritível de Deus, mostrada de modo supremo na dádiva de seu Filho” (A graça de contribuir: o dinheiro e o evangelho. São Paulo: Editora Vida, 2018, p.46).

Que possamos contribuir em agradecimento a Deus pelas bênçãos que Ele nos tem dado, em especial, a bênção da Salvação eterna!

Pr. José Laurindo

Deixe uma resposta