Com Deus não há impunidade!

148

Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor. (Sofonias 2.3).

Nos dias do rei Josias, o profeta Sofonias ministrou profecias a respeito do juízo divino. O livro de Sofonias fala de juízo, chamando o povo ao arrependimento e com promessas de salvação e de restauração. No primeiro capítulo a profecia apontou para Judá, afirmando que sua avareza, sua idolatria, sua indiferença, sua rebelião e a corrupção da sua liderança trariam devastação e angústia.

No segundo capítulo, Sofonias profetizou para outras nações, após ter convocado Judá para um clamor ao SENHOR, a fim de escapassem da ira divina. Assim como Sofonias um contém juízo contra Judá, Sofonias dois contém juízo contra outras nações: Filístia, Moabe, Amom, Etiópia e Assíria. A palavra de Sofonias é uma palavra dura, mas uma palavra de Deus!

No último e terceiro capítulo, Sofonias profetizou juízo contra Jerusalém e concluiu sua profecia com uma palavra de esperança, de graça e de perdão, dizendo que os pecadores serão extraídos, os fieis celebrarão e a terra será restaurada. Ele também disse que as línguas serão unificadas e a adoração comunitária será facilitada. Os judeus serão reunidos, além de purificados, e Deus participará dos seus cultos.

Aprendemos com Sofonias que Deus não deixa de punir quem o ofende, pelo fato de pertencer ao seu povo. Maldade é maldade. Seja de quem é ou de quem não é do povo de Deus.

Fiquemos atentos ao nosso comportamento e aos nossos pensamentos. Já que Deus visita tanto as nossas ações quanto as nossas motivações.

Às vezes, parece que não vale a pena ser fiel a Deus. Mas, só parece!

O dia do SENHOR virá. Uns gostarão. Outros, não.

Vai ser um dia ruim ou bom para você?

Pr. Roberlan Julião
Colaborador deste Portal –  E-mail: falecompalavrasimples@gmail.com

Deixe uma resposta