Batistas Fluminenses produzem Congresso sobre EBD

1825

Evento online abordou o tema Escola Bíblica Dominical do Século XXI.

O mês de abril é marcado como o mês da EBD – Escola Bíblica Dominical e pelo Dia da Escola Bíblica Dominical, no quarto domingo. Uma prática que abençoa vidas no ensinamento e aprendizado da Palavra de Deus. Aproveitando a data especial e sua importância, o Departamento de Educação Religiosa da Convenção Batista Fluminense (CBF) realizou, do dia 26 a 30 de abril, o Congresso de Escola Bíblica.

O evento totalmente gratuito e online foi transmitido através das páginas do Facebook da CBF e da Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro (FABERJ), além do canal de Youtube “TV Batista”.

Durante os cinco dias, o pastor Rodrigo Zambrotti, coordenador do Departamento de Comunicação da CBF, esteve à frente da programação, dividindo o espaço com diversas participações especiais abordando o tema “A Escola Bíblica Dominical do Século XXI”.

A programação se iniciou no dia 26 de abril com a convidada Marlene Baltazar, membro da Primeira Igreja Batista em Vila Margarida, em Itaguaí-RJ, compartilhando sobre as suas vivências como professora e falando um pouco sobre como transformar os ouvintes em alunos comprometidos com a Palavra de Deus. Já no dia 27, o pastor Vanedsom Ximenes, à frente da Igreja Batista da Praia em Vila Velha-ES, levou reflexões importantes sobre como estudar a Bíblia de forma interessante e prática a fim de influenciar na transformação do leitor pela Palavra de Deus.

No terceiro dia de congresso foi a vez do pastor Elizeu Rocha, da Segunda Igreja Batista em Gramacho, em Duque de Caxias-RJ. Com o tema “Professores engajados, sucesso garantido”, o pastor abordou sobre o papel do professor na EBD de forma que envolva os alunos e cresça junto com eles. Também foram citadas cinco atitudes que precisam ser tomadas para engajar os educadores. São elas: estabelecer um sentimento de pertencimento a quem ensina, de maneira que ele se sinta envolvido naquele trabalho; oferecer recursos pedagógicos de qualidade para o aprendizado; investir na formação dos professores para que ele tenha ferramentas adequadas para trabalhar; estabelecer metas a fim de motivar o educador a se empenhar nas aulas; e por fim, dar um retorno de opinião dentro da visão da Igreja quanto ao trabalho exercido.

O penúltimo dia teve o tema “Discipulando crianças e adolescentes apaixonados pela Bíblia”, ministrado por Venância Vargas, atuante na área pedagógica e esposa do diretor executivo da CBF, pastor Amilton Vargas. Dentre as suas reflexões, ela citou algumas etapas de como iniciar e atuar nesse discipulado, como, por exemplo, convidar esse público a participar, trabalhar em unidade e ensinar esses discípulos a fim de auxiliar no crescimento espiritual deles. O Congresso foi encerrado no dia 30 de abril, com a participação dos irmãos Leonardo Vieira e Daniel Ferreira abordando aspectos muito interessantes aos que estavam assistindo sobre como promover positivamente a EBD nas Igrejas.

Se você não pôde participar, mas deseja assistir as lives do congresso. Basta acessar o vídeo abaixo ou as Redes Sociais da CBF:

Por Diana Sampaio Rodrigues – Primeira Igreja Batista em Araruama/RJ

Deixe uma resposta