“…Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”. (Efésios 4.13).
Deus deseja que todas as suas ovelhas cresçam e desfrutem de grande saúde espiritual. (Sl 23. 1-3). Nenhuma ovelha terá a capacidade de definir em si mesma, o quanto ela deve crescer e se desenvolver na vida espiritual (Mt 6. 27).
A saúde espiritual de um cristão depende diretamente de sua maturidade. Todo cristão tem um alvo estabelecido pelo Senhor, e por isso precisa perseguir este alvo até o fim de sua jornada.
O alvo de toda ovelha de Cristo, deve ser a maturidade cristã. Toda ovelha de Jesus deve procurar atingir a medida da plenitude de Cristo. Cristãos maduros, deixam de ser meninos: Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. (1 Coríntios 13: 11). “Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.
Mas o alimento sólido é para os adultos…” (Hebreus 5: 13,14). Quer acessar a sua saúde espiritual? Procure crescer: “…cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4: 15).
A palavra “estatura” neste texto, está registrada como medida, vem do grego HELIKIA. Isso mesmo! Pessoas maduras são uma preciosidade. Na verdade, são uma relíquia. Ninguém alcança tal valor, sem antes alcançar a maturidade. Nossa meta ao longo do tempo precisa continuar sendo, alcançar a maturidade que Jesus atingiu. Quem não sabe qual é o seu alvo, nunca conseguirá alcançá-lo.
Para acessar saúde espiritual, através da maturidade cristã, as ovelhas de Cristo precisam imitar o seu exemplo e seguir os seus passos (1 Pedro 2. 21; 1 João 2. 6).
Cristãos saudáveis são convocados a serem conforme a imagem de Jesus Cristo (Romanos 8. 29; 1 Coríntios 15. 49).
Para alcançar maturidade espiritual, é preciso aceitar que o percurso é difícil e o tempo é longo. Paulo dimensionou o desafio, quando escreveu aos Gálatas: “…Novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês”. (Gálatas 4: 19)
É por isso que hoje eu desafio você a acessar a saúde espiritual, caminhando em direção ao seu alvo: Maturidade Cristã. “…Não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações”. (Efésios 4: 17,18). Nossa oração e convite para você é para “revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade”. (Efésios 4: 24).
Seu crescimento e sua saúde espiritual dependem unicamente do desenvolvimento de sua maturidade espiritual.
Que Deus te abençoe.
Pr. Carlos Elias de Souza Santos