“Havia um homem chamado Jabez, mais respeitado que qualquer um de seus irmãos. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, porque disse: “Eu o dei à luz com muita dor”. Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, como seria bom se me abençoasses e expandisses meu território! Sê comigo em tudo que eu fizer e guarda-me de todo mal e aflição!”. E Deus atendeu a seu pedido.” (1Crônicas 4.9,10)
Quem nunca pediu sinceramente a Deus que mudasse algo que profundamente lhe incomodava? Talvez esta ainda seja a sua realidade e, à luz da Palavra de Deus, sabemos que localizamos respostas para o nosso sofrimento. Desta maneira, o texto bíblico proposto para hoje busca, a partir da vida e oração de Jabez, em 1Crônicas 4.9,10, encontrar três boas propostas para o nosso dia a dia.
Primeiro, de acordo com o versículo 9, ele é apresentado como o mais honrado/respeitado de sua casa. Todavia, em contrapartida a esta menção, o nome do seu pai não aparece na sua genealogia e seu próprio nome é resultado da dor que Jabez gerou em sua mãe ao nascer. Diante disso, concluímos que Jabez era marcado por dois fortes temas, que também são muito atuais: ausência e dor.
Segundo, a realidade da vida de Jabez muda e o texto evidencia que ele foi abençoado por Deus. Jabez sofreu a ação do verbo. Interessante, não é? O texto bíblico comunica que ele não é o protagonista do seu “sucesso”, mas é Deus quem faz todas as coisas em sua vida!
Por último, devemos destacar que, embora o início de algo (ou mesmo de sua própria vida) seja marcado por dificuldades, Deus pode reverter a situação. Ele deseja agregar à sua existência boas experiências, a fim de que você possa abençoar tantas outras pessoas com seu testemunho.
Pr. Douglas Pedrosa