“Creiam na luz enquanto ainda há tempo; desse modo vocês se tornarão filhos da luz. Depois de dizer essas coisas, Jesus foi embora e se ocultou deles” (João 12:36).
Quando continuamos lendo este texto, logo descobrimos que as pessoas a quem Jesus dirigiu essas palavras eram incrédulas, pessoas que, embora Jesus tivesse feito muitos milagres diante deles e mesmo entre eles, ainda não creram nele (v.37).
Essas pessoas estavam diante da luz e viviam em trevas. Tudo que se registrou neste texto nos mostra que essas pessoas viviam entregues à cegueira e à dureza de coração (v. 40).
Não devemos ter dúvida nenhuma de que a luz que estão sendo exortados a crer é Jesus Cristo. “As palavras de Isaías referiam-se a Jesus, pois viu sua glória e falou sobre ele. Ainda assim, muitos creram em Jesus…”. (João 12:41,42).
O próprio Jesus assumiu ser essa Luz: “Eu vim como luz para brilhar neste mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça na escuridão” (João 12.46).
Muitos subestimam a importância de crer nessa luz. Na verdade, é essa crença na luz que nos torna filhos da luz: “…desse modo vocês se tornarão filhos da luz” (João 12:36). Essa denominação é conferida aos verdadeiros crentes.
Crer e ser salvo, essa é obra de Deus para cada um de nós através de Cristo. “Esta é a única obra que Deus quer de vocês: creiam naquele que ele enviou” (João 6:29).
Tem muita gente andando pelos templos, cultos cheios, muita atividade religiosa e ainda assim, identificamos um número ainda reduzido de discípulos. Muitos são os que entram pela igreja em busca de pão, sinais e prodígios, e logo depois já não são vistos andando mais com
Cristo:
1. Vocês querem estar comigo não porque entenderam os sinais, mas porque lhes dei alimento. (João 6:26).
2. Mas vocês não creram em mim, embora me tenham visto. (João 6:36).
3. Muitos de seus discípulos se afastaram dele e o abandonaram. (João 6:66).
E você! Deseja seguir a Jesus Cristo? Deseja crer na luz de Cristo? Então escute com o coração a verdade do Evangelho: “Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”. (João 6:27).
Lembre-se: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”. (João 6:29).
Creiam na luz enquanto ainda há tempo! Esse é o maior dever de todo cristão, e sem cumprir este dever, nenhum outro será aceitável.
Que Deus nos abençoe!
Pr. Carlos Elias de Souza Santos.