A Fé sustenta e contenta!

265

Sejam manifestos os teus feitos aos teus servos, e aos filhos deles o teu esplendor! Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos. (Salmo 90.16,17).

O salmo 87 é uma descrição do amor do SENHOR por Jerusalém, que é o centro religioso do povo de Israel e o será no reino messiânico. Os salmistas ou o salmista, dos filhos de Corá, celebram os feitos do SENHOR, a abrangência do seu reino e comemorando o fato de muitas bênçãos dele procederem desta cidade para todos.

Focar na lealdade divina e contar as bênçãos traz esperança e aumenta a confiança.

Enquanto o salmo anterior trata de celebração, o salmo 88 é um salmo melancólico, de alguém desesperado, talvez deprimido, para quem as palavras são instrumentos para entoar músicas tristes, de quem se sente desamparado. Hemã, o autor do salmo, começa clamando por uma intervenção e termina lamentando o abandono.

Choro e tristeza são demonstrações de humanidade. Não somos máquinas crentes!

Etã, mesmo debaixo de pressão, compartilha com Deus sua dor mas enfatiza o caráter, a aliança, a disciplina e a fidelidade divina. Ele se recorda da aliança com Davi e sua dinastia no trono, mencionando o poder, as provisões e as promessas de Deus, juntamente com as crises, mas conclui o salmo 89 com louvor e adoração.

Não podemos deixar que problemas nos afastem de Deus e nos façam desacreditar.

Dando início ao penúltimo livro do saltério, o Livro IV, encontramos no salmo 90, uma oração de Moisés, homem de Deus, enfatizando a eternidade divina em contraste com a transitoriedade humana. A fragilidade humana e a brevidade da sua vida nos motiva ao quebrantamento diante de Deus e embeleza a grandeza divina.

A juventude vai embora, a velhice chega, os anos passam… mas Deus permanece!

O que dizer do salmo 91? Vemos nele a força da fé em ação. Somos encorajados por ele a confiar na perfeita segurança oferecida pelo SENHOR, o Altíssimo, o Todo-Poderoso. Num admirável otimismo, o salmista declara que Deus salva, protege guarda e guia, respondendo as orações e estando presente nas horas tenebrosas.

Uma visão otimista só terá verdadeiro efeito se estiver focada em Deus.

Quando o pessimismo chegar, ainda assim, olhe para Deus!

Se o otimismo não resolver, o pessimismo resolve? 

Pr. Roberlan Julião
Colaborador deste Portal –  E-mail: falecompalavrasimples@gmail.com

Deixe uma resposta