“Meus irmãos, considerai motivo de grande alegria o fato de passardes por várias provações, sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança, e que a perseverança deve ter ação perfeita, para que sejais aperfeiçoados e completos, sem faltar coisa alguma” (Tiago 1.2-4).
O crente pode sofrer devido a pecado seu ou de outros (Romanos 2.9), a perseguição do diabo (Atos 10.38), a disciplina (Hebreus 12.7) ou a provação (1 Tessalonicenses 2.4). O que devemos saber a respeito das provações?
A provação é motivo de alegria. “Considerai motivo de grande alegria o fato de passardes por várias provações”, diz a Bíblia. É como receber uma boa visita! Se a provação vem de Deus, é motivo de gratidão, porque serve a um propósito elevado.
A provação atende a um objetivo. “Sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança”, continua o texto. É o treinamento que produz o bom soldado. São as provas que nos aproximam de Deus, forjam o nosso caráter, mantém a nossa humildade e desenvolvem a nossa compaixão.
A provação nos aperfeiçoa. “Para que sejais aperfeiçoados e completos, sem faltar coisa alguma”, conclui a passagem bíblica. O processo pode ser dolorido, mas o propósito é nobre e desejável. Deus está nos transformando na pessoa que ele quer que sejamos.
Quem escreveu pela direção do Espírito Santo as palavras desse trecho das Escrituras foi Tiago, irmão de Jesus, conhecido como “Tiago Joelhos de Camelo”, pois tinha os joelhos calejados em virtude das suas frequentes orações. Ele sabia do que estava falando!
As provações são uma bênção. Sabendo disso, vamos enfrentá-las da forma correta. O resultado será o nosso crescimento espiritual e o aperfeiçoamento da nossa fé.
Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal