Oito coisas que um filho precisa de seu Pai

1692

À medida que o menino cresce, ele receberá diversas influências. Como pai, você certamente quer (e pode ser) a principal influência na vida de seu filho. O pai é o espelho do filho e ele baseará a maior parte das suas escolhas e caminhos na vida, em seu exemplo.

Mas, o que fazer? Como ser um melhor modelo? Abaixo estão 8 necessidades de seu filho que poderão guiá-lo em suas próximas atitudes.

1. Ele precisa de sua presença

Nada no mundo irá compensar a sua ausência. Seu filho precisa vê-lo, ele precisa de seus abraços, suas palavras confortadoras, seu exemplo, seus limites e até sua desaprovação. Ele precisa saber que você está ali para ele em qualquer circunstância. Ainda que você trabalhe demais, ainda que você e a mãe dele não estejam mais juntos. Ele precisa do seu tempo brincando com ele, jogando bola, construindo um brinquedo. Enfim, ele precisa estar com você.

2. Ele precisa de amor incondicional

Isso significa que um pai não deve demonstrar amor ao filho só quando ele acerta. Ele precisa saber que se ele errar, você ainda o ama. Se ele fizer escolhas erradas, você ainda o ama, e se ele tomar decisões que não são as que você gostaria, você ainda o ama. Pode ser que você não concorde com as escolhas de seu filho, mas ainda assim, e às vezes, ainda mais por isso, ele precisa de seu amor incondicional.

3. Ele precisa que você ame a mãe dele

Quando você ama sua esposa, ou ao menos respeita a mãe de seu filho, você está mostrando e modelando a ele como tratar sua mãe, suas irmãs, e todas as mulheres que entrarão em sua vida. É um modelo que ele levará para sempre. Além disso, o amor entre pai e mãe dão segurança aos filhos.

4. Ele precisa vê-lo como um ser humano que falha

Se o seu filho o vir como alguém que nunca erra, nunca falha, nunca fracassa em nada, ele pode sentir que nunca estará à sua altura e tenderá a ser muito duro consigo mesmo quando falhar. Quando seu filho percebe que você, assim como todas as pessoas, erra e falha em muitas coisas, ele aprenderá a lidar com os próprios limites, perderá o medo de errar e crescerá para aceitar e vencer desafios.

5. Ele precisa de sua liderança

Você é o rei e sua casa o seu castelo, você é o líder de sua família. Seu filho precisa ver a sua liderança em casa. Ele precisa ver você conduzindo sua família em bondade e servindo com amor. Quando ele vê que você conduz, servindo, ele vai entender melhor o que é a verdadeira liderança e ser capaz de evitar ser conduzido por outros. E quando adulto, ele tenderá a guiar sua família, comunidade ou subordinados da maneira que você modelou para ele.

6. Ele precisa de sua aprovação

Frases como: “Você é um ótimo filho” ou “Sou muito orgulhoso de ser seu pai” vão deixar seu filho mais feliz que qualquer presente que você comprar. Ele precisa de encorajamento. Quando ele fracassar, seja sincero, diga que ele fez realmente uma bagunça, ou ele estragou tudo, mas reafirme a sua fé nele dizendo: “É, você errou, mas eu sei que você consegue se reerguer e consertar tudo.” Ou ainda, se ele não se saiu bem em uma prova e nem é um superdotado intelectualmente, diga-lhe que ele é capaz, mesmo que erre, mesmo que fracasse, ele deve continuar tentando e nunca desistir de seus objetivos.

7. Ele precisa de seus limites

Quando seu filho receber limites de você, ele não precisará ficar na expectativa se está agradando ou desagradando. Ele pode até cometer erros, mas ele saberá como corrigir sua rota e voltar aos limites preestabelecidos. Ele também precisa saber que suas ações têm consequências. Isso vai prepará-lo para pensar e avaliar as escolhas que ele faz tanto agora como no futuro.

8. Um espelho de masculinidade

Mães beijam feridas para sarar, já os pais ensinam os filhos a serem guerreiros e suportar a dor das feridas. Quando não há essa presença masculina no mundo do menino, ele perde seu referencial de masculinidade e pensar que deve ir a extremos, como a violência, para mostrar masculinidade. Além disso, figuras paternas fortes instintivamente treinam os meninos no controle do comportamento (domar a testosterona) a como trabalhar, respeitar as mulheres, liderar e defender a si e a outros. As mães são protetoras e não gostam que seus filhos se arrisquem. O pai é que vem separar o menino dessa proteção e ensiná-lo a arriscar-se em brincadeiras mais desafiadoras, o que é crucial para seu desenvolvimento.

Por Stael Ferreira Pedrosa

Deixe uma resposta