
Descansa no Senhor e espera nEle (Salmos 37.7).
Estes dois verbos são difíceis de viver. Geralmente não descansamos e temos muitas dificuldades em esperar as coisas acontecerem no tempo de Deus. No texto bíblico, ‘descansar’ significa ‘estar em silêncio, estar calmo, ser mudo, crescer mudo’. E o verbo ‘esperar’ quer dizer ‘dançar, ser lavado a suportar, ser trazido à luz’. (Bíblia Word, a tradução no hebraico). Esses preciosos verbos estão conectados. São coerentes. Na verdade, descansar é confiar. Quando estamos em silencio diante de Deus, aguardamos o que Ele vai nos dizer e fazer. Esperar é dançar ou se alegrar nEle, suportar o tempo que Ele vai usar para nos responder. Então, confiamos e entramos no tempo do Senhor porque Ele sempre sabe o momento de agir. Ele é soberano e sempre atua segundo o Seu propósito em Cristo Jesus.
Por que falamos em vez de ficarmos mudos, em silêncio, diante do Senhor? Por que somos apressados em querermos as coisas rapidamente? Dizem que as melhores coisas levam tempo para acontecer. É pura verdade. O nosso tempo é das coisas rápidas, objetivas e feitas de qualquer maneira, para durarem pouco tempo, descartáveis. Geralmente somos muito ansiosos, imediatistas e rasos diante de questões que mexem com a vida. Aprender a descansar e a esperar é uma arte bem articulada e benéfica. O Senhor nos trata enquanto descansamos (confiamos) e esperamos (aguardando o Seu tempo de agir). Diante dos problemas da vida precisamos orar. No processo da oração aprendemos a descansar e esperar. O salmista Davi nos ensina quando declara: “Esperei pacientemente ou confiantemente no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu socorro” (40.1). Aqui temos os dois verbos: descansar e esperar.
Não podemos controlar e nem manipular o Senhor. A vontade dEle é sempre boa, agradável e perfeita (Romanos 12.1,2). Ele é muito sensível às nossas necessidades em Cristo Jesus. Esta era a certeza de Paulo quando escreveu aos irmãos em Filipos. “O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada a glória para todo o sempre. Amém” (Filipenses 4.19,20). Precisamos contemplar o nosso Pai e vislumbramos a Sua beleza, Sua santidade, Sua misericórdia, Sua Graça e o Seu amor. Quando descansamos e esperamos no Senhor o nosso coração se alegra nEle. Temos satisfação nEle. Estamos contidos no contentamento, pois Paulo afirma “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho” (Filipenses 4.11). É maravilhoso confiarmos no Pai que nos ama com um amor incomparável. Quando estamos em silêncio e contemplamos a fidelidade do Senhor somos levados a vencer os obstáculos. Concordamos com o Senhor quando Ele diz: “Agindo eu, quem impedirá?” (Isaías 43.13). Quando descansamos e esperamos, conforme a orientação do Senhor, Ele age para a Sua glória e para o nosso aperfeiçoamento.
Descansar e esperar são verbos peculiares ao justo – aquele que foi justificado, declarado justo, pela obra de Cristo na cruz e ressurreição (Romanos 5.1). A paz decorrente da nossa justificação é uma característica de uma vida que descansa e espera. Vivemos num tempo de “cristãos nervosos”, sem paciência, tomados pela ansiedade tão abundante em nossos dias. Eles sofrem sem necessidade e atingem suas famílias também. O Pai se inclina para socorrer Seus filhos quando estes confiam e esperam nEle. É maravilhoso entrarmos no descanso, na confiança dAquele que faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade e para o louvor da Sua glória (Efésios 1.11). Jesus sempre descansou na vontade do Pai. Para Ele, a vontade do Pai era central e soberana.
Aprendamos com Jesus a descansar e a esperar. Confiemos e esperemos o tempo de Deus. Um coração quebrantado e contrito o Senhor não despreza, testemunhou o rei Davi (Salmos 51.17). Pessoas que têm um coração alquebrado e humilhado confiam e esperam a intervenção de Deus. Eles louvam ao Senhor nas circunstâncias mais difíceis. Alegram-se em Deus, têm a sua satisfação nEle. O coração sossega na fidelidade de Deus. Podem dizer como o salmista: “Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres” (126.3). Os que confiam e esperam no Senhor têm a plena segurança dEle. Deus é sempre fiel e não pode negar-se a Si mesmo (2 Timóteo 2.13). Quando confiamos e esperamos no Senhor Ele é glorificado.

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Colunista deste Portal













