Existem pessoas que parecem desconhecer a importância e eficácia da Bíblia para a consolidação da fé do cristão. Mas estes, com certeza, não possuem um contato direto com o que ali está escrito e, por isso, tem esse pensamento.
A Palavra do Senhor não é algo do passado e sem efeito nos dias de hoje, pelo contrário, é um conjunto 66 livros, 1.189 capítulos, 31.102 versículos, 3.566.480 letras e 773.693 palavras.
E toda essa imensa estrutura da autoria do próprio Deus, pelas mãos de 40 escritores inspirados pelo Senhor, e que fala ao nosso coração em qual quer época, pois a Bíblia é atemporal.
E, hoje, essa palavra que foi escrita originalmente em três idiomas (hebraico, aramaico e grego) está traduzida em mais de outras 1.500 línguas em todo o mundo. O período para que o formato atual fosse concluído foi de 1.600 anos. Tudo no tempo certo do Senhor.
Apesar de tantos best sellers internacionais, inclusive com brasileiros nessa lista, como o famoso escritor Paulo Coelho, a Bíblia continua sendo o livro mais lido em toda parte do planeta até mesmo em países que até pouco tempo atrás nunca havia nem chegado uma edição.
Quantas vezes podemos ouvir, por exemplo, uma mensagem sobre a mesma passagem da Bíblia que, para
nossa surpresa, é completamente diferente das anteriores. E por que isso acontece? Porque ela não é algo acabado em si mesmo e sua interpretação leva cada vez mais a preciosas palavras inspiradas pelo Espírito Santo.
A carta aos Hebreus 4.12 vislumbra uma porção da Bíblia que muito nos fala: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que a espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
Se refletirmos bem, este versículo está mais do que correto. Algumas palavras descritas da Bíblia invadem a mente de tal forma que leva a mu dança de posições e penetra fundo no coração como se fosse uma espada.
Para quem imagina que palavras como essas escritas por homens e mulheres inspirados por Deus é algo já morto e enterrado e para lá de ultrapassado, esquece-se de quão eficaz ela é para todos os momentos de nossa existência, sejam eles tristes, alegres, de amor, de ódio, de perdão e de vingança.
A Palavra de Deus é um manual prático para a vida e muito melhor do que qualquer livro de autoajuda que existe por aí aos montes sendo lança dos a cada dia. Ela mostra a verdade e a única solução possível para os que buscam sair de determinada situação.
Um versículo que fala ao nosso coração de modo incrível é o de Hebreus.
Dc. Rogério Araújo (Rofa)