O soberano Deus que cuida dos seus

47

O Salmo 97 faz parte dos “Salmos do Reino”, hinos que proclamam a majestade e o domínio absoluto de Deus sobre toda a criação. Provavelmente escrito após o exílio babilônico, ele oferecia consolo ao povo de Israel ao afirmar que, apesar das circunstâncias, o Senhor reina soberanamente sobre todas as nações e para sempre. Neste salmo, vemos o poder e a soberania de Deus refletidos em Jesus Cristo.

1) Deus Reina Sobre Toda a Terra (v1-2)

O salmo começa declarando: “O Senhor reina!” Ele não é distante, mas governa ativamente sobre toda a criação. A justiça e a retidão são a base de Seu trono, e Seu governo é justo, como reafirmado em Apocalipse 19.11. Esse reinado justo é manifestado em Jesus Cristo, o Rei justo.

2) O Poder De Deus é Incomparável (v.3-5)

Imagens da natureza ilustram o poder de Deus: fogo devorador, relâmpagos, e montes que se derretem diante dele. Isso aponta para Cristo, o Verbo eterno por meio de quem todas as coisas foram criadas (João 1.1-3). Jesus é o Senhor sobre toda a criação, com autoridade inigualável.

3) Deus é Exaltado Sobre Os Ídolos (v.6-9)

A justiça de Deus é evidente na criação, e Ele é exaltado acima de todos os ídolos. Aqueles que confiam em falsos deuses serão envergonhados, pois o poder de Deus desmascara a inutilidade dos ídolos. Como lemos em Colossenses 1.16-17, Jesus é Senhor sobre todas as coisas, visíveis e invisíveis, incluindo poderes espirituais.

4) Deus Cuida Dos Seus (v.10-12)

O salmo chama o povo de Deus a odiar o mal e viver em santidade. Ele protege a vida dos fiéis e traz luz e alegria aos justos. Jesus, a luz do mundo (João 8.12), é a manifestação definitiva dessa luz, trazendo segurança e vida àqueles que o seguem.

5) Para Nossa Vida Prática

Confie em Deus: Ele reina sobre toda a criação e sobre nossos problemas; ·Rejeite os Ídolos: Somente Deus é digno de adoração. Rejeite os ídolos do seu coração; ·Renda-se a Cristo: Submeta-se ao governo de Cristo com alegria e obediência.

O Salmo 97 nos chama a reconhecer a majestade de Deus. Ele reina com justiça e poder, e cuida pessoalmente dos seus filhos. Em Cristo, vemos o pleno reinado de Deus, o Verbo criador que retornará para governar para sempre. Que possamos nos prostrar diante dele e viver para sua glória.

Pr. Hanri de Oliveira Pinheiro

Deixe uma resposta