Diáconos do agreste pernambucano promovem o 1º Congresso em Caruaru

118

Caruaru-PE sediou o 1º Congresso dos Diáconos Batistas do Agreste nos dias 20 e 21 de setembro. Durante a programação, abordou-se o tema “A excelência do Ministério Diaconal”, que figurou como um mote para reflexões sobre o aprimoramento da prática do diaconato, a qual é baseada no serviço.

Promovido pela Associação dos Diáco- nos Batistas do Agreste (ADBA-PE), o congresso foi realizado na Igreja Ba- tista Pinheirópolis (IGBAPI). O evento contou com os seguintes preletores: Luzeni Dantas, ministra da Família e Educadora Cristã da PIB em Caruaru; Jairo Siqueira, pastor da SIB em Lajedo-PE e presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Agreste; e Silvio Lima, pastor da PIB em Taquaritinga do Norte-PE e presidente da Associação Ba- tista Agrestina. O louvor ficou por conta do Ministério de Louvor da IGBAPI; do cantor Jonas Souza; e do pastor Marcos Paulo, líder da Igreja Batista Emanuel em Caruaru. A cantora Laís Ellen, uma jovem referência na música cristã atual, também abrilhantou a programação ao entoar louvores ao Senhor Deus.

Presente no congresso, o executivo da Convenção Batista Pernambucana (CBPE), diácono Lyncoln Pereira, destacou que a vida relacional com Deus é um pilar para o excelente exercício ministerial. “Podemos dizer que o ministério diaconal é o ministério da misericórdia, pois o diácono serve aos que são da família da fé, mas também aos que não o são. Essa busca pela excelência, enfatizada nesse congresso, é importante, porque os desafios se multiplicam e são cada vez maiores. Está muito clara nesse evento a importância da capacitação do que já está sendo feito pelos diáconos e diaconisas”, observou. Tomando-se por base o texto de Atos, capítulo 6, dos versos 1 a 7, é comum falar sobre a tríplice missão do diácono: servir à mesa do pastor; servir à mesa do Senhor e servir os necessitados. Ainda de acordo com o texto, deve o diácono gozar de boa reputação, ser cheio do Espírito Santo e de sabedoria.

Em consonância com essa perspectiva, a diaconisa Jacira Barbosa, que prestigiou o encontro, avaliou o congresso de forma positiva. De acordo com ela, os momentos de preleção foram fundamentais para promover a reflexão acerca da prática diaconal. “Toda a programação teve como foco o crescimento do Reino do Senhor. Somos servos e precisamos aprender a cada dia”, declarou Jacira Barbosa, que também é diretora do Colégio Batista de Caruaru.

Segundo o diácono Pedro Araújo, presidente da ADBA-PE, a promoção do encontro surgiu a partir da percepção de uma carência regional acerca desse tópico. “Tivemos a ideia de promover esse congresso, que foi amadurecida, junto a toda a diretoria da Associação dos Diáconos. Percebemos que havia a necessidade de refletir sobre a ex- celência do ministério diaconal, que engloba todas as dimensões da Igreja”, afirmou.

Toda a boa repercussão do evento gerou um sentimento de satisfação nos organizadores, os quais sinalizaram que estão estimulados pelo Senhor a manter programações dessa natureza. Assim, a ADBA-PE aponta que outros encontros deverão acontecer, visando ao aprimoramento dos servos para o exercício da obra. Um texto bíblico que norteia o trabalho desses irmãos, e pode servir de inspiração para todos os cristãos, é I Coríntios 15.58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. 

Por Jénerson Alves

Deixe uma resposta