A vida de algumas pessoas é confusa, desordenada. Isso, naturalmente, é motivo de muita angústia. O fato de nos sentirmos desorientados e perdidos, com tudo fora do lugar, geralmente provoca uma sensação de ansiedade. Gostamos de ver as coisas bem ordenadas, previsíveis, com tudo no seu lugar. Quando isso não acontece, entristecemo-nos.
Porém, nas mãos de Deus a desordem pode vir a ser uma grande oportunidade de mudança.
As transformações ocorrem com mais facilidade nessas horas do que quando nos encontramos organizados, cristalizados, inflexíveis. Em alguns casos, a desordem pode representar o fim da linha, a falência de um determinado estilo de vida que não estava sendo agradável nem para Deus nem para nós.
Em situações assim, a crise pode abrir portas para grandes oportunidades. A confusão antecede uma mudança para melhor. A verdade é que tudo depende de nós. Estarmos confusos e aflitos pode ser indício de que já não sabemos fazer as coisas do nosso jeito. Decidamos, então, fazê-las à maneira de Deus.
“O desespero do homem é a oportunidade de Deus” (Charles Spurgeon).
Nos momentos em que não sabemos o que fazer, em que não há saída nem perspectiva, temos a possibilidade de nos tornar qual barro maleável nas mãos do oleiro – sem dogmas, projetos, preconceitos, pressupostos ou condições. Então o Senhor pode realizar uma obra profunda e radical em nossa vida. Aí o caos estéril se transforma em uma porta para a fertilidade.
Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal