O rei Davi, porém, respondeu a Araúna: “Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não darei ao Senhor aquilo que pertence a você, nem oferecerei um holocausto que não me custe nada”. (I Crônicas 21.24).
Quando o rei amonita Naás morreu, Davi enviou emissários para manifestar a solidariedade real ao rei Hanum, filho de Naás. Porque Naás tinha sido leal ao rei Davi.
Ninguém chegou onde está sozinho. Aprenda a honrar quem é leal a você!
Infelizmente, Hanum suspeitou da delegação enviada por Davi, pensando que eram espiões e, por isso, humilhou-os publicamente, deixando Davi irado, a ponto de mobilizar o seu exército contra Hanum. Este, ao perceber a fúria que causou, fez aliança com outros exércitos de diferentes povos. No entanto, Davi era mais poderoso e os derrotou, destruindo completamente o exército de Hanum e seus aliados.
Além dessas vitórias, Davi conquistou Gate, a principal cidade dos filisteus – os maiores inimigos de Israel. Nessas vitórias, Davi e seus valentes mataram filisteus gigantes de renome.
Nem sempre você vai ser bem interpretado. Mas, ainda assim, não se deixe abater.
O reino ia bem, até que Satanás incitou Davi a fazer o recenseamento de Israel. Joabe, o comandante do exército, se opôs, talvez percebendo que o rei estava sendo arrogante e vaidoso. Mas o rei insistiu e Joabe teve que levantar o censo e relatar os números para Davi. Isso entristeceu o coração de Deus, e Davi implorou o seu perdão. Entretanto, Deus lhe ofereceu três opções de punição. Após a escolha de Davi, o SENHOR enviou uma praga que matou 70 mil homens em Israel.
Cuidado com a vaidade! Dedique sempre a sua vitória a Deus, antes que seja tarde.
Deus teve misericórdia de Israel e impediu que o anjo destruidor continuasse a matança. Depois disso, orientado pelo SENHOR, Davi comprou a eira de Ornã (Araúna) e edificou um altar naquele lugar um altar para adorar a Deus ali.
Quando nada nos custa, não existe adoração autêntica!
Em tudo, o verdadeiro adorador cultua a Deus, pagando o preço que for preciso. Porque Deus vale a pena! Servir a Deus vale todo e qualquer sacrifício.
Por isso, experimentando o perdão ou a disciplina, adore!
Seja quando você vencer ou perder, adore!
Tanto na alegria quanto na dor, adore!
Pr. Roberlan Julião
Colaborador deste Portal – E-mail: falecompalavrasimples@gmail.com