Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: “Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor”. (Oséias 1.2).
Chegamos ao livro do profeta Oséias. O SENHOR mandou que este profeta se casasse com uma mulher de prostituições, a qual poderia gerar filhos de outros homens. Estes fatos são símbolos da apostasia de Israel, que foi infiel a Deus. A mulher dele não se conteve e se envolveu com a imoralidade, causando-lhe muita dor. Ele, em vez de rejeitá-la, cuidou dela, amorosamente, como um bom marido. Quando podia, Oséias a mantinha em casa. E quando ela escapava, ele a buscava novamente!
Há discussões em torno do livro, devido à dificuldade do texto. Deus mandaria um profeta, um homem santo, casar-se com uma prostituta? Ou ela se desencaminhou depois de casados? Caso ela tenha sido prostituta cultual ou adúltera antes do casamento, o livro narra uma história que aconteceu, mesmo, ou narra uma novela?
Embora muitas sejam as pesquisas e discussões bíblicas e teológicas, deve ser muito doloroso amar alguém que se entrega sexualmente a outra pessoa. Que tal nos lembrarmos disso quando não formos fiéis a Deus? Qual tem sido o nosso adultério espiritual? Adulteramos no tempo, no dinheiro, no comportamento, nas palavras, na devoção, nos pensamentos ou em outra área? Somos fiéis em tudo?
Se você já traiu alguém, sabe que a culpa e a vergonha são inimigos difíceis de vencer. Se você já foi traído, deve saber que a dor, a humilhação e a desconfiança vão embora, mas insistem em retornar. Se nenhum dos dois lhe aconteceu, você deve saber que o ciúme e a imaginação estão tentando minar seu relacionamento, uma vez ou outra. Lembre-se disso antes de ser infiel a Deus. Pense na dor!
Que, em vez de gastar energia procurando defeito nos outros, façamos um exame em nossa própria consciência, a fim de verificar se realmente amamos a Deus e se realmente levamos a sério a nossa fidelidade a ele. Fuja do teatro dissimulado dos traidores, que fingem ser o que não são e que espalham sofrimento e dor.
Que Deus nos ajude!
Pr. Roberlan Julião
Colaborador deste Portal – E-mail: falecompalavrasimples@gmail.com