Os mansos herdarão a terra

1115

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. (Mateus 5.5).

Essa é uma afirmação que parece não encontrar muita lógica, quando fazemos uma primeira leitura. Será que de fato os mansos têm capacidade de herdar a terra? Não são os poderosos e valentes deste mundo que tem condições de herdar a terra e possuir muitas riquezas? A grande verdade é que esse é o pensamento do mundo: os valentes e poderosos é que são felizes, pois eles têm muitas riquezas. Mas para Jesus, felizes são os mansos, são eles que herdarão a terra.

O que significa mansidão à luz da Bíblia? Mansidão é paciência, não é renúncia aos nossos direitos, nem covardia; mas é o oposto de raiva repentina, de malícia, de vingança. Cristo era o próprio modelo de mansidão. Essa era uma de suas características: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:29).

Ser manso é ser uma pessoa de disposição suave, gentil, longânime e perdoadora, que demora a se enfurecer e tem aversão à ira. Ser manso é não ser facilmente provocado, e quando é provocado, logo decide ser um pacificador. Uma pessoa mansa, nunca se ressente de uma injúria, nem devolve o mal pelo mal; mas cuida de vencer o mal com o bem.

Essa bem-aventurança certamente faz alusão aos ensinos encontrados no Antigo Testamento e que tratavam desse assunto. A referência de maior semelhança é o Salmos 37:11: “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz”.

Por que os mansos herdarão a terra? O Salmo 37 explana com profundidade o tema: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado” (Sl. 37:3). “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz” (Sl. 37:11). “Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra…” (Sl. 37:22). “Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre” (Sl 37.29). “Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra… (Sl 37:34).

Com base no Salmo 37, os herdeiros certamente são: – Os que confiam no Senhor e fazem o bem; – os que se deleitam na paz; – os abençoados por Deus (receberam a benção de Abraão por meio de Jesus); – os justos (que praticam a justiça); – os que esperam no Senhor e guardam o Seu caminho. Os que confiam no Senhor são aqueles que esperam Nele, e depositam as suas esperanças, e dirigem as suas vozes em orações e súplicas para aquele que pode nos salvar.

Mansos certamente são aqueles que não desistem de praticar o bem. Fazem o bem porque a sua natureza já foi transformada, por isso praticam o que lhes é natural, o bem. Os mansos se deleitam na paz, pois são pacificadores, e promovem a paz. Nunca incentivam a violência, nem a truculência, muito menos a vingança. São verdadeiros embaixadores do reino da paz.

A conclusão que chegamos sobre essa bem-aventurança é que são bem-aventurados os que são capazes de suportar sem amargura e sempre de modo amigável as cargas pesadas que lhes são impostas. ´Nesse sentido eles “herdarão a terra”, pois através deles os poderes vitoriosos emanam dos céus, do coração de Deus para abençoar a terra. Pessoas mansas submetem neste tempo presente a terra ao reinado de Deus.

Creio no ensino de Jesus Cristo de que os mansos herdarão a terra. Creia você também.

Pr. Carlos Elias de Souza Santos

Deixe uma resposta