Você tem o costume de reclamar de algo ou de alguém? Tem o hábito de resmungar de quase tudo que acontece que seja diferente de sua vontade? De vez em quando me pego reclamando de coisas pequenas e fazendo “inofensivas” murmurações de coisas corriqueiras de casa.
Porém, não há nada de tão maléfico para uma pessoa e para os que estão a sua volta como o contínuo murmúrio. A história do povo de Israel é marcada pela murmuração e pelo descontentamento. Como uma criança mimada, o povo reclamava constantemente, o que levou a morte de todos aqueles que saíram do Egito da idade de 20 anos para cima.
Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do SENHOR; ouvindo-o o SENHOR, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu extremidades do arraial. Números 11:1 As queixas do povo de Israel foram seus murmúrios e as suas rebeliões contra a direção de Deus. Eles reclamaram (vs. 1-3); choraram por causa da comida (vs. 4-35); rebelaram- se contra Moisés (caps. 12; 16); “Levantou… e grito em alta voz” (14.1) depois de ouvirem o relato dos espias (cap. 13); “se ajuntaram contra Moisés” por causa da falta de água (20.2- 5); mesmo depois de chegar a Moabe, o povo “falou contra Deus e contra Moisés”.
A reclamação é resultado de um coração descontente e amargurado. Andar com um murmurador fará que você também passe a reclamar e isso te fará mal (v.4). Moisés era um homem manso (Nm 12.3), mas uma hora se cansou da murmuração do povo e a sua atitude irada de desobediência, fez com que não entrasse na Terra Prometida.
Como é difícil viver ao lado de um murmurador! Murmurar é fruto da ingratidão a Deus, pois quando reclamamos, não fazemos isso ao vento, mas no final das contas, estamos reclamando de Deus, julgando-o como incapaz ou desatento.
A reclamação também é fruto da justiça própria, pois quando murmuramos do que não temos, estamos na verdade nos julgando merecedores de algo mais. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Tiago 4:11 Se quando falamos mal do irmão nos colocamos na condição de juiz do nosso semelhante, qual será o tamanho da tolice se reclamamos do que vem da mão de Deus?
Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo? Tiago 4:12 Se você tem o habito de agradecer a Deus logo de manhã, é sinal que foi liberto da escravidão do ego e do materialismo, mas se durante o dia perceber que reclamou de várias coisas, mesmo que pequenas, considere que você está sendo escravizado pelas coisas desse mundo. Murmuração não é a linguagem de um verdadeiro adorador, mas de um escravo.
O deserto é lugar de provação para sermos aprovados. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12. Cuidado com a murmuração!
Pr. Eric Gomes do Carmo