Não existe escola para ensinar a ser pai, mas talvez devesse existir. Não é fácil ser um bom pai ou uma boa mãe.
Nos dias de hoje, muitos tentam transferir sua responsabilidade para a escola, a igreja, a babá, a TV, a internet… mas o fato é que prestaremos contas, diante de Deus, pela educação e cuidado que proporcionamos aos nossos filhos.
Todo pai tem o dever de orar pelo seu filho. Já devemos fazer isso antes mesmo do nascimento dos nossos filhos e filhas, como fez Manoá, o pai de Sansão (Jz 13.8), e Ana, a mãe de Samuel (1 Sm 1.27). Davi orou pela cura de seu filho quando ele ainda era um bebê (2 Sm 12.16). Jó continuou orando por seus filhos mesmo depois de terem eles crescido (Jó 1.5). Um pai ou mãe que deixa de orar pelos filhos é como uma sentinela que abandonou o posto!
Todo pai tem o dever de instruir o seu filho. Crianças precisam ser orientadas com relação à vida (Pv 22.6), com relação aos valores morais (Hb 12.9) e com relação a Deus (Is 54.3). “Estas palavras que te ordeno”, diz o Senhor, “estarão em teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te” (Dt 6.6,7). A instrução está em tudo o que fazemos!
Todo pai tem o dever de ser o exemplo do seu filho. Mais do que de conceitos, as crianças necessitam de modelos. Seja uma inspiração para o seu filho em casa (Is 39.4)! Seja uma inspiração para o seu filho na Igreja (1 Tm 3.15)! Seja uma inspiração para o seu filho na vida (1 Pe 5.3)! Ele precisa ver em você coerência, santidade, sabedoria e fé. Você deve ser a sua referência e o seu exemplo!
Queridos pais e mães, vamos cumprir os nossos deveres para com os nossos filhos! Vale a pena fazer esse investimento, e o retorno é garantido. Que Deus, o Supremo Pai, nos ajude!
Que pela sua graça, nós e a nossa casa sirvamos ao Senhor!
Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal