A Bíblia e a Moda

1455
Foto: Reprodução.

Será que Deus se importa com a maneira como nos vestimos?

Certamente que sim! Ele está interessado em todas as áreas da nossa vida, e isso inclui a área da vestimenta. Na Bíblia Sagrada aprendemos que há cinco diferentes aspectos relacionados à moda:

1) Aspecto moral. Depois que pecaram, Adão e Eva sentiram vergonha, e tentaram se vestir com um avental de folhas (Gn 3.7).

Deus, por sua vez, cobriu seus corpos com roupas de peles (Gn 3.21).

Assim, aprendemos que a primeira função da veste é cobrir o nosso corpo.

2) Aspecto material. Roupas existem para aquecer e proteger.

Esse é o segundo aspecto mais importante da moda. Segundo a Escritura, vestir um necessitado é um gesto de amor (Mt 25.34-40).

Não podemos negligenciar a prática da beneficência.

3) Aspecto estético. Quando nos vestimos queremos apresentar uma boa aparência, não é mesmo? A Bíblia compara a Igreja a uma noiva lindamente vestida para o seu noivo, Jesus (Ap 21.2). Porém, essa função das roupas não pode se chocar com as duas primeiras.

4) Aspecto afetivo. Para demonstrar seu amor, Jacó deu uma túnica a José (Gn 37.3). Para demonstrar seu perdão, o pai do filho pródigo tratou de vesti-lo e calçá-lo (Lc 15.22). Então, aprendemos que roupas podem ser presenteadas como sinal de afeto.

5) Aspecto espiritual. Cabe, aqui, uma pergunta: como estamos vestindo a nossa alma? Algumas pessoas são maltrapilhas espirituais (Ap 3.17). Por outro lado, aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro são bem-aventurados (Ap 22.14).

Tenhamos em mente esses importantes aspectos da vestimenta. E lembremos, sempre, que seguir Jesus nunca sai de moda! Entreguemos ao Salvador os nossos corações, a fim de que ele os lave e transforme!

Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal

Deixe uma resposta