“Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará”. (Mc. 10.33-34).
Nesta semana nós vamos refletir sobre o sacrifício voluntário de Jesus na cruz do calvário. Ao afirmarmos que o sacrifício de Jesus foi voluntário, que diferença isso fará no significado de sua morte na cruz?
Fará toda a diferença! A verdade é que Jesus não teve que morrer apesar do amor de Deus. Jesus morreu por causa do amor de Deus. Seu amor foi expresso na forma voluntária com que Ele se entregou por nós. E por que teve que ser assim?
Porque TODO AMOR QUE TRANSFORMA VIDAS SE TRANSFORMA EM SACRIFÍCIO SUBSTITUTIVO. Amar uma pessoa cuja vida é certinha, não lhe custa nada, porque esse amor não precisa suprir nenhuma necessidade da outra parte. É mais um deleite, um prazer, e em nada será considerado um sacrifício. Jesus disse: “Se amarem apenas aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os cobradores de impostos fazem o mesmo” (Mateus 5. 46).
O amor sacrificial é diferente. Amar uma pessoa que tenha muitas necessidades. Amar alguém que tenha muitos problemas. Amar alguém emocionalmente ferido, que se sente prisioneiro e perseguido, com certeza exigirá um sacrifício. Ninguém consegue amar uma pessoa assim, sem que sofra algum tipo de impacto, sem que tenha que pagar um alto preço. Em algum momento dessa relação amorosa, os problemas dessa pessoa amada, são transferidos para você, e assim esse seu amor se torna um amor substituto. Você não conseguirá amar a pessoa sem ao mesmo tempo compartilhar com ela seus problemas e o seu pesado fardo. É aqui que você descobre o que significa amor sacrificial.
A única forma de expressar amor verdadeiro pelo outro, é o AMOR SUBSTITUTIVO, quando você toma sua dor e sofre por ele. NO SACRIFÍCIO ESTÁ A ESSÊNCIA DO VERDADEIRO AMOR. Até aqui aprendemos que O SACRIFÍCIO DE JESUS É VOLUNTÁRIO. Contudo temos ainda uma segunda pergunta: POR QUE A MORTE DE JESUS NA CRUZ É SACRIFICIAL?
Porque O AMOR QUE REALMENTE TRANSFORMA E REDIME, SEMPRE É UM SACRIFÍCIO SUBSTITUTIVO. Esse foi o amor expresso por Jesus, essa foi a MISSÃO DE JESUS: dar a sua vida em RESGASTE de muitos. Jesus foi uma vítima voluntária. Ele não morreu sofrendo merecida punição. Ele sofreu oferecendo sua vida como substituição. Por isso sua morte tem poder de remissão. E foi através da remissão que Deus extinguiu nossa dívida. “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em RESGATE por muitos”. (Marcos 10:45). “Quanto maior o valor do resgate, maior será o sacrifício a ser feito”. Sacrificar é entregar(dar) a própria vida.
É aqui que entra nossa parte, quando nos deparamos com esse amor sacrificial. Nós também precisamos amar de forma sacrificial. Jesus pede que escolhamos amar e servir ao nosso próximo voluntariamente. O caminho para influenciar uma sociedade inteira não é assumindo o poder (Mc. 10. 42), é amando de forma sacrificial (Mc. 10. 44)
Quando as pessoas do mundo inteiro olharem para o amor voluntário e sacrificial dos cristãos, elas compreenderão o que de fato significa amor de Jesus pela humanidade (Mc. 10. 45).
Que Deus nos abençoe e capacite a viver esse amor.
Pr. Carlos Elias de Souza Santos