Insensatez Espiritual

1407

Em Lucas 12.13-21, encontramos a Parábola do Rico Insensato. O dicionário define insensatez como sendo “a atitude daquele que não está em seu juízo, cujos atos são contrários ao bom senso”.

De acordo com a história contada por Jesus, quais são os sintomas de insensatez espiritual?

É insensatez valorizar mais as coisas do que as pessoas. O homem que procurou Cristo (dando ocasião para que a parábola fosse contada) não se importava em perder um irmão, desde que pudesse ganhar uma herança. Na verdade, entretanto, ele ficaria com o prejuízo de um relacionamento rompido.

Na hora da morte as pessoas não chamam pelos seus bens, e sim pelos seus familiares, amigos e irmãos. Pare e reflita: o que tem tido mais valor para você?

É insensatez achar que a vida consiste em possuir coisas. “A vida de um homem não consiste na abundância das coisas que possui”, disse o Mestre. Há indivíduos que acreditam que seja este o caso, mas estão dando ouvidos a uma mentira. Bens materiais, prazeres mundanos, popularidade e conforto jamais preencherão o vazio do coração humano. Anatole France, um escritor ateu, afirmou pouco antes de morrer: “Nunca fui feliz um ano, um mês, uma semana, um dia, uma hora e nem sequer um minuto da minha vida”.
É insensatez se alegrar por um tempo e ser infeliz para sempre. O personagem da parábola contada por Cristo teve ricas colheitas e fez um verdadeiro “carnaval”! Porém, não podia imaginar que “a quarta-feira de cinzas” estivesse tão perto! “Esta noite te pedirão a tua alma”, disse-lhe Deus; “e o que tens ajuntado, para quem será?”. Aquele que ainda não alcançou a certeza da sua salvação certamente está estabelecendo prioridades erradas em sua vida.

É insensatez ajuntar para si e não ser rico para com Deus. Essa foi a conclusão da história que o Salvador contou. A comunhão com Deus nos faz felizes nesta vida e na próxima. Ela consiste na verdadeira riqueza. Tem gente que possui bens à sua direita e à sua esquerda, mas não é herdeiro de nada acima da sua cabeça. O que mais esperamos? Entreguemo-nos a Cristo! Quem tentar salvar a sua vida irá perdê-la, mas aquele que a perder por amor a ele irá achá-la!

Não podemos nos dar ao luxo de sermos insensatos espirituais!

Onde está o nosso tesouro? Voltemo-nos, hoje mesmo, para Cristo!

Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal

Deixe uma resposta