O Enoque que andou com Deus

1446

“E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” (Gêneses 5.24)

Lembro-me bem desta história. Dessa curtíssima história de Enoque. Ouvi sobre ela quando criança e Enoque logo chamou minha atenção. Ele devia ser alguém muito especial, cheio de virtudes e muito correto em tudo que fazia. Por isso andou com Deus e Deus para si o tomou! Para mim o Enoque que andou com Deus, pode andar porque era bom o bastante para isso. E assim Enoque ficou tão grande aos meus olhos que ocultou o Deus gracioso e misericordioso de que tanto as Escrituras falam e especialmente Jesus.

Precisei ser levado de volta às Escrituras muitas vezes. Precisei encarar a vida e conhecer pessoas. Precisei firmar meu olhar sobre Jesus e ouvir suas palavras muitas vezes. E então, por fim, percebi que estava enganado sobre Enoque e sobre Deus. Ainda creio que o caráter de Enoque pudesse ser invejável, mas ele não era bom o bastante para andar com Deus. Ninguém é. Ninguém foi. Ninguém jamais será. Somos todos pecadores e isso inclui Enoque. Ele andou com Deus porque Deus procura pessoas para andar com elas. E quando cremos em Seu amor e em Sua presença por causa de Seu amor, e não por causa de nossos méritos, podemos também andar com Deus.

Ser bom e justo é um dever de todos nós. E a vida será mais significativa interiormente para nós na medida em que melhorarmos. Mas somente andaremos com Deus se confiarmos em quem Ele é, em Seu amor e graça. Se confiarmos que Jesus fez tudo que era necessário para podemos desfrutar a companhia de Deus em nossa vida. E se andarmos com Deus, Ele nos tomará para si.

Seremos envolvidos cada vez mais por Deus e aí passaremos a comunicar Deus às pessoas. Elas perceberão a presença de Deus com a nossa presença. Elas sentirão o cuidado de Deus com nosso cuidado. Elas encontrarão acolhimento de Deus com nosso abraço. E é essa a ideia do Evangelho: que sejamos uma benção, amando uns aos outros e sendo sal e luz.

A presença de Deus nos faz pessoas melhores, mas não é o fato de sermos bons que nos permite desfruta-la. É o fato de que Ele é bom! Ele é amoroso e misericordioso. Então ande mais com Deus. Creia mais em sua presença. O que está esperando? Ser bom o bastante! Você nunca será. Confie na bondade dele e creia que Ele está perto. Aceite o que não merece e viva para partilhar o que lhe é dado unicamente pela graça!

Deixe uma resposta