Quem não precisa de uma segunda chance? Certamente Adão e Eva necessitavam de uma nova oportunidade após terem pecado no paraíso; Davi e Bate-Seba precisavam reconstruir suas vidas após o adultério; Pedro tinha que se reerguer após ter negado o Mestre, e Paulo devia recomeçar após consentir no apedrejamento de Estêvão.
Todos cometemos erros. A má notícia é que o tempo não volta. A boa notícia é que Deus não desiste.
Certa vez Jesus contou uma parábola sobre uma figueira que recebeu uma segunda chance (Lucas 13.6-9). Ela não dava fruto, e, por isso, deveria ser cortada. Mas o lavrador pediu que lhe fosse dado o prazo de um ano, e, também, que lhe fosse concedida uma nova oportunidade.
A grande pergunta que devemos nos fazer é: temos dado frutos na obra do Senhor? Caso nos percebamos em falta, é importante saber que ainda há tempo de recomeçar, de mudar de vida, de cumprir a missão, de florescer e frutificar.
O tratamento proposto pelo agricultor da parábola a fim de salvar aquela figueira foi: 1) cavar em volta das raízes para livrá-las da ação das ervas daninhas (o que tem sugado as suas forças?); 2) fertilizá-la com adubo (podemos ser fortalecidos pela ação da Bíblia e pela oração; você prefere estrume ou perfume?).
O Senhor nos oferece uma segunda chance de conhecê-lo mais e melhor, de trabalhar na sua obra, de ganhar almas para Cristo, de ter uma vida frutífera e realizada. Ele nos dá uma nova oportunidade.
Agarre a chance que Deus lhe oferece! Aproveite a chance, aceite a oferta!
E não deixe expirar o prazo…
Pr. Marcelo Aguiar
Colunista deste Portal