A rebelião do Amor

1612

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15).

Como é maravilhoso começar a ler I João 2.12-14, e perceber que o apóstolo João consola os cristãos com as bênçãos que eles possuem em Cristo: perdão dos pecados, conhecimento de Deus e vitória sobre Satanás. Agora, o fato de conhecermos a Deus como Pai, termos a garantia do seu perdão e a certeza da vitória sobre Satanás, não significa que temos de nos acomodar na vida cristã e baixarmos a guarda na luta contra o pecado. João está ciente disso. Por isso, logo na sequência de sua carta, ele encoraja os cristãos a lutarem contra o pecado, não amando o mundo e nem as coisas que nele há (I João 2.15-17). João desencoraja os cristãos a praticarem uma rebelião em nome do amor. Cristãos não podem amar o mundo.

O cristão está numa batalha constante contra três inimigos declarados: (1) a sua própria carne ou natureza pecaminosa, (2) o mundo e (3) Satanás. Neste capítulo João destaca o inimigo da igreja a quem ele chama de “mundo”. Perceba que João começa dizendo: “Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo” (2.15 a). Para entender este mandamento precisamos saber do seguinte: O que é “amar” o mundo? E que tipo de “mundo” Deus nos proíbe de amar? O verbo “amar” aqui usado por João traz a ideia de devotar-se inteiramente a alguém ou alguma coisa, entregar-se a algo ou alguém sem reservas, com plena satisfação e interesse. Então, João está dizendo ao crente: “Não se entregue de coração a este mundo, não busque a sua satisfação nas coisas que este mundo oferece”!

Mas que tipo de mundo Deus nos proíbe de amar aqui? É importante entender isso, pois a Bíblia usa a palavra “mundo” em vários sentidos e só um estudo cuidadoso do contexto do texto nos ajudará a compreender o seu verdadeiro significado.

Há pelo menos três usos principais da palavra “mundo” na Bíblia:

1. A palavra “mundo” pode indicar o universo físico criado por Deus (Jo. 1.10). Nesse sentido, devemos agradecer a Deus pela criação que ele nos deu para viver e cuidar bem dela;

2. O termo “mundo” na Bíblia refere-se também, de um modo geral, a todas as pessoas que habitam no universo criado por Deus. A igreja deve mostrar compaixão pelos homens perdidos deste mundo, anunciando-lhes a Cristo e sua salvação (Jo. 3.16; I Jo.2.2; 4.10,14) e orando por todos os homens para sejam salvos e conheçam a verdade (I Tm.2.1-4);

3. Por fim, a Bíblia também usa a palavra “mundo” para identificar a humanidade caída e perdida em rebelião contra Deus e sob o domínio de Satanás. Esse tipo de mundo é caracterizado como um sistema de oposição contra Deus e a sua Palavra.

É esse amor (rebelião) que um cristão não deve praticar. Amar o mundo é sim uma rebelião contra Deus. A ordenança bíblica é que não o amemos, mas o odiemos esse tipo de mundo, e vivamos para agradar a Deus.

As coisas que há no mundo e que são contrárias à vontade de Deus devem ser rejeitadas pelos crentes. Todo cristão que rejeita esse amor pelo mundo, não pratica rebelião e por isso é amado por Deus.

Que Deus capacite os cristãos a amar a Deus e a rejeitar essa rebelião em nome do amor.

Pr. Carlos Elias de Souza Santos
Pastor da PIB de Campo Grande/RJ

Deixe uma resposta