O apóstolo Pedro escreveu em I Pedro 5.2,3: “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangi mento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho”.
O Brasil Batista comemora, no segundo domingo de junho, o Dia do Pastor, um dia para orar pela vida do pastor local e dos pastores de todo o Brasil. Na época, a data foi oficializada para levantar recursos para pastores sem condições financeiras.
É importante ser lembrado pelo rebanho, é muito gratificante saber que as ovelhas de Cristo estão em oração pela vida do seu pastor. Todo pastor deseja ovelhas obedientes à palavra de Deus, operantes, que geram outras ovelhas, façam o reino de Deus crescer e espalham a boa semente do Evangelho.
Pastorear o rebanho de Deus é entender que o rebanho não é do pastor.
O texto do apóstolo Pedro diz que é de Deus. Todos os pastores precisam estar conscientes desta verdade. Aos pasto res cabe pastorear com fidelidade, como mordomos (administradores) daquilo que Deus confiou em suas mãos.
O pastoreio não deve ser por constrangimento, ninguém deve fazer algo forçado, obrigado, mas deve fazer como
Deus deseja. Deus é o proprietário do rebanho e, sendo assim, os chamados ao ministério pastoral devem fazer o seu papel com muita responsabilidade.
Pastores não devem assumir uma Igreja por dinheiro. Que não sejam as finanças que ditem as regras na escolha de uma Igreja. O pastor deve estar bem resolvido financeiramente, ou seja, ele deve entender que Deus supre cada uma das suas necessidades, jamais faltará recursos para um pastor fiel a Deus e à sua Palavra.
O pastor que recebeu o chamado de Deus tem prazer em atender as ovelhas, tem “cheiro de ovelhas”, mas com alegria a sua tarefa. O desejo dele é dar assistência espiritual a cada ovelha do rebanho de Deus. O verdadeiro pastor
é conselheiro, é um homem de oração, é um estudioso das Escrituras e deseja alimentar o seu rebanho com comida sólida.
O pastor não deve exercer o autoritarismo, não deve pastorear como do minador do rebanho, pelo contrário, o verdadeiro pastor é exemplo.
Que as ovelhas de Cristo, sob o cuidado de cada pastor, possam confiar nele e amá-lo, respeitá-lo e obedecê-lo, se estiver dentro da Palavra de Deus.
Neste Dia do Pastor, que cada membro das Igrejas Batistas espalhadas por todo o Brasil faça o seu papel em relação ao seu pastor.
Ame o seu pastor, ore por ele, obedeça às orientações pastorais. E parabéns, pastor batista, pelo seu dia.
Pr. Cleverson Pereira do Valle