2020: Um ano bom ou ruim?

1853

Estamos chegando ao final de um ano que dificilmente deixará saudades para a maioria das pessoas. 2020 foi, sem dúvida, um tempo desafiador. Alguns o chamariam, até mesmo, de um tempo trágico ou catastrófico. Contudo, será que não poderíamos afirmar que foi ele, também, um tempo abençoador?

Ao longo da história da humanidade, muitos anos ficaram marcados por tragédias que se abateram sobre o mundo. No ano 70, a cidade de Jerusalém foi conquistada pelas tropas romanas. No ano 79, as cidades de Pompeia e Herculano foram destruídas por uma erupção do Vesúvio. No ano 536, a névoa formada por erupções na Islândia cobriram o céu provocando fome mundial. No ano 1346, a Peste Negra chegou à Europa. No ano 1939, teve início a Segunda Guerra Mundial. E assim por diante.

E quanto a nós? O que poderíamos dizer a respeito do ano que está se encerrando?

Em 2020 aprendemos a estimar mais os idosos, a admirar mais os profissionais de saúde, a reconhecer o valor das reuniões de família e do privilégio de comparecer aos cultos. Em 2020 fomos protegidos, sustentados, restaurados, fortalecidos e consolados por Deus. Em 2020 ganhamos filhos, irmãos, netos e sobrinhos. Em 2020 fizemos novos amigos e redescobrimos a importância de alguns que já tínhamos.

Alguns aproveitaram as circunstâncias incomuns de 2020 para orar mais, ler mais a Bíblia, crescer mais na fé, buscar mais ao Pai, encher-se mais do Espírito e conhecer melhor a Cristo. Outros, infelizmente, deixaram a oportunidade passar. E houve até mesmo alguns que se afastaram do Senhor, que esfriaram espiritualmente e que se desviaram do bom caminho.

Parece, então, que 2020 foi um ano bom ou ruim a partir do que nós fizemos dele.

“A vida é composta de 10 por cento do que lhe acontece e de noventa por cento de como você reage aos acontecimentos”, escreveu Charles Swindoll. Espero que você possa despedir-se do ano velho agradecendo ao Senhor por tudo o que viveu e aprendeu com ele. E espero também que você possa receber 2021 disposto a extrair o melhor dos acontecimentos, sejam eles quais forem. Nenhum tempo é realmente ruim quando passado com Deus. Ao lado do Senhor alguns anos podem ser anos de lutas, mas todos os anos são anos de vitórias.

Pr. Marcelo Aguiar
Colaborador deste Portal  

Deixe uma resposta